Para que serve o Bori?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

BORI é um ritual das religiões de matrizes africanas. Um rito importante, no qual será cultuado Ori (cabeça) dando à de comer. Assim, Ori é uma divindade que reside em cada ser, uma força conectada entre seu orixá e ao poder da criação Olódùmarè (eu sou aquele que é).

O bori é uma obrigação que visa fortalecer a cabeça para que ela esteja preparada para sustentar a pessoa, seja na vida particular, seja na vida religiosa. Por isso, quando uma pessoa está atravessando uma fase difícil, usa-se recomendar um bori.

O bori é uma ocasião para comer livremente e compartilhar alimento sem preocupação com os dias vindouros. Ao alterar a maneira como os "borizados" estão situados no espaço, entre as outras pessoas, os deuses e as coisas, o bori promove novas formas de sensibilidade e entendimento.

três dias

A primeira vez que passei por um ritual de Bori ("Dar de comer a cabeça") foi na minha iniciação de Oxum no Candomblé. O ritual de Bori no Candomblé - Ketu, dura aproximadamente três dias.

Flores, que aguardam a germinação, e frutas, os produtos da flor germinada, simbolizam a fartura e a riqueza. O pombo branco é o maior símbolo do poder criador, portanto não pode faltar. A noz cola, isto é, o obi é sempre o primeiro alimento oferecido a Ori; é a boa semente que se planta e se espera que dê bons frutos.

No acervo da Pinacoteca, a performance Bori (2008), de Ayrson Heráclito, interpreta um ritual de religiões de matriz africana no qual se oferta comida à cabeça espiritual. BORI é um ritual das religiões de matrizes africanas.

Você deve cuidar de seu Orí como cuida de seu corpo: com água limpa e cristalina, com boas palavras e bons pensamentos, com coragem, com autoestima, com boas ideias, com a aprendizagem de algo novo, com o movimento do corpo, com generosidade e bom caráter. Orí se importa igualmente com seu corpo.

Suspenso o bori depois de 3 dias normalmente, começa a iniciação propriamente dita, que é a catulagem (cortar o cabelo), dependendo da casa esse processo é feito no rio, durante um ritual em que se faz alguns ebós e juramentos, e na volta é ensinado o orixá (que normalmente incorpora nesse ritual, se a pessoa for ...

As QUARTINHAS servem de imã espiritual para o médium, tanto o lado bom ou ruim que lhe desejam ou que assimila durante os trabalhos, nas giras ou simplesmente no que acontece diariamente. Todos os fluidos são absorvidos pelas energias constantes da água contida nas QUARTINHAS.

Peixe pargo, entra na mesa do borí e participa da iniciação.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé. Ao todo, Flora precisará ficar dentro do terreiro por 21 dias, sem sair para nada.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

Além disso, caso aconteça a quebra de resguardo, há a possibilidade de a mulher engravidar nesse período. Apesar de a probabilidade ser pequena por causa da amamentação, e também porque a fertilidade retoma normalmente 45 dias após o parto, a gravidez não é impossível durante o resguardo.

Tendo o mesmo sintoma de um desmaio, o indivíduo surpreende-se ao sentir uma sensação estranha e cai ao chão totalmente inconsciente ou consciente, porém sem posse dos movimentos do corpo. Bolar no santo É o mesmo que "cair" no santo. Este é o sinal que indica a necessidade de iniciação de uma pessoa no candomblé.