O que é borderline psicologia?

Perguntado por: scaldeira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

Pessoas com esse transtorno tendem a ter uma visão distorcida de si mesmos e de seus afetos. Como consequência disso, vivem 'nas bordas' ou ' nos limites' da neurose (sentimentos mais relacionados à ansiedade e obsessão) e da psicose (sintomas de distorção da realidade) daí o sentido da palavra inglesa 'borderline'.

Quais são os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline e como identificá-los?

  • Mudanças no humor e nos interesses. ...
  • Sentimentos extremos. ...
  • Instabilidade nos relacionamentos. ...
  • Medo de abandono. ...
  • Problemas de autoimagem. ...
  • Impulsividade. ...
  • Agressividade. ...
  • Dificuldades para confiar.

As pessoas com borderline apresentam dificuldades de interpretar o estado mental de si mesma e dos outros, por isso, muitas vezes, interpretam de forma equivocada. Ou seja, uma simples falta de resposta pode ser vista como abandono.

Quem tem borderline é manipulador ou mente muito? Por conta do comportamento mais agressivo e a instabilidade emocional dos pacientes borderlines, é comum que muitas pessoas o vejam como manipuladores ou calculistas, mas essa não é uma verdade.

O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

Etiologia e motivo das mudanças de humor
O que afeta o funcionamento neurológico da pessoa. Entretanto, no caso do transtorno de personalidade borderline, a mudança de humor está mais ligada as situações do dia a dia, por exemplo: relações interpessoais instáveis, stress, eventos traumáticos, etc.

Quais são os tipos de borderline?

  1. Borderline Desencorajado. Podem ter uma personalidade esquiva, são do tipo que se isolam e são submissos. ...
  2. Borderline Petulante. ...
  3. Borderline Impulsivo. ...
  4. Borderline Autodestrutivo.

Além do tratamento psicoterápico e farmacológico, borderlines podem buscar alívio dos sintomas por meio de hábitos de vida saudável, como boa alimentação e prática de atividades físicas. Hobbies também são importantes, atividades que não são terapias, mas são terapêuticas.

O relacionamento pode ser ainda mais complicado com uma “Pessoa preferida”. É comum que a pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline tenha uma pessoa pela qual desenvolvem absoluta adoração e entrega, além de passar a se espelhar nessa pessoa.

A depressão é um transtorno de humor, enquanto o transtorno de personalidade borderline está ligado apenas à personalidade. Essa presença de duas ou mais doenças é chamada comorbidade.

Uma pessoa com Síndrome de Borderline pode experimentar episódios intensos de raiva, depressão e ansiedade que podem durar de apenas algumas horas a dias.

As mulheres com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) apresentam grande necessidade de afeto e demandam atenção excessiva. Seu comportamento se dá de maneira disfuncional por meio de raptus furiosos e impulsivos tendo como alvo habitualmente pessoas do convívio mais íntimo.

Por mais que o paciente borderline também tenha oscilações de humor, elas são mais instáveis e efêmeras, diferentemente do que ocorre na bipolaridade, em que há dois polos bem marcados que duram um período maior. O primeiro desafio que um portador enfrenta é conseguir um diagnóstico.

Nesse sentido, os fármacos mais utilizados são os antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos.

Sim, é possível o paciente Borderline exercer qualquer emprego. Porém, deve estar em tratamento psiquiátrico e psicológico para "funcionar" bem nas atividades laborativas, que envolvem frustrações e relações entre pessoas, sintomas que são centrais na manifesação da doença.