O que é borderline nos olhos?
Sensações diferentes e extremas em um piscar de olhos. A instabilidade emocional elevada ao grau máximo é um sério problema de saúde mental denominado Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). No Brasil, 3 milhões de pessoas sofrem com esse problema.
Como a pessoa com borderline se enxerga?
Indivíduos borderlines têm dificuldade em se enxergar e ver as próprias características, negativas ou positivas. Isso torna difícil a descrição para os outros, não só da autoimagem corporal, mas no que diz respeito às características de identidade.
Como é a cabeça de um borderline?
Estes sujeitos fazem um esforço imensurável para evitar situações de abandono (em que sintam o abandono, não propriamente que estejam a ser abandonados). Podendo aqui incluir atitudes impulsivas como a automutilação ou mesmo tentativas de suicídio.
Como é a mente de quem tem borderline?
Ou seja, a pessoa tende a ter um padrão de relacionamentos intensos e bastante instáveis, indo da idealização e amor à desvalorização e ódio facilmente. Estes são alguns dos sintomas que uma pessoa com o Transtorno de Borderline pode enfrentar diariamente: Sentimento de vazio. Angústia de abandono.
O que mais irrita um borderline?
Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la: a pessoa se irrita com muita facilidade, com reações desproporcionais ao estímulo, por isso é bem comum se envolver em agressões físicas com o parceiro amoroso, a mãe, o filho ou até um desconhecido.
Como é a raiva de um borderline?
Indivíduos com borderline tomam atitudes impulsivas para evitar um possível abandono. Eles ficam com raiva ou sentem muito medo dessa possibilidade, podendo entrar em pânico ao imaginar esse cenário. É comum que fiquem irritados quando uma pessoa está atrasada ou cancela um compromisso, por exemplo.
O que é borderline no exame de sangue?
O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.
Porque o borderline se machuca?
Automutilação: Não raramente, pacientes com transtorno de personalidade borderline se machucam propositalmente. Esse comportamento pode estar ligado a sentimentos negativos, assim como pode ser feito a fim de impedir que uma pessoa vá embora (vide “Esforços para evitar abandono”);
Quando suspeitar de borderline?
Mudanças rápidas no humor, normalmente durando apenas algumas horas e raramente mais do que alguns dias; Sentimentos persistentes de vazio; Raiva inadequadamente intensa ou problemas para controlar a raiva; Pensamentos paranoicos temporários ou sintomas dissociativos graves desencadeados por estresse.
É possível ser feliz com um borderline?
Apesar dos obstáculos e desafios, o transtorno de personalidade borderline tem tratamento, no sentido de ser possível uma recuperação. No entanto, é comum a pessoa com este transtorno evitar ou ignorar qualquer ajuda sendo importante, por isso, o seu incentivo e apoio.
Como saber se sou bipolar ou borderline?
Quem sofre com uma organização de personalidade borderline costuma não saber exatamente quem é ou o que quer, portanto, sua identidade é menos definida. O bipolar, embora apresente oscilações comportamentais e mudanças bruscas no estado de espírito, tende a apresentar uma identidade mais sólida.
Quem tem borderline pode trabalhar?
Todas as pessoas que estão incapazes de trabalharem, seja temporariamente ou permanentemente, por doença ou acidente, têm direito a algum benefício previdenciário. O mesmo acontece com quem tem o transtorno de personalidade de borderline. Ou seja, o transtorno de borderline dá aposentadoria para os portadores.
O que falta no cérebro de um borderline?
Os indivíduos com personalidade borderline têm prejuízo na flexibilidade cognitiva, planejamento, atenção e excitação, os quais afetam sua capacidade de processar e integrar experiências traumáticas (9).
Como se chama a pessoa que acha que está sempre certa?
Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo. Por essa razão, é insensível, não considera opiniões alheias e transforma quase toda situação em um espetáculo cujo protagonista é ele. Sendo assim, conviver com uma personalidade egocêntrica é um tanto desafiador.
Como acalmar alguém que tem borderline?
3) Faça a pessoa refletir sobre seus atos
Ou seja, uma simples falta de resposta pode ser vista como abandono. Então, estimule a pessoa a sempre a refletir e falar sobre seus sentimentos e dos outros de forma a ajudá-la a reparar interpretações distorcidas.