O que é bordão e báculo?

Perguntado por: emaia2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

[Por Extensão] Vara, bastão ou qualquer outro objeto usado como cajado, para apoio; cajado, bordão. [Figurado] Auxílio financeiro, material ou apoio moral; apoio, auxílio.

1. Bordão alto e recurvo na parte superior. 3. [Figurado] Amparo.

Ao longo de 70 anos de teledramaturgia, muitos bordões foram criados e caíram na boca do público. São frases ou expressões ditas constantemente por personagens e que viram uma marca registrada.

4 dicas de bordão para YouTube: saiba como criar o seu

  1. 1 – Conheça bem a sua audiência. É muito importante que você saiba para quem você está falando. ...
  2. 2 – Seja original. Essa é uma das dicas de bordão para YouTube que vale para tudo o que você for fazer no seu canal. ...
  3. 3 – Alinhe o bordão aos seus conteúdos. ...
  4. 4 – Deixe fluir.

Resumindo. O que é bordão: é uma expressão repetida diversas vezes por indivíduos ou grupos e, normalmente, tem origem na televisão ou na publicidade; Jargão significado: é uma linguagem comum entre determinado grupo de pessoas; O que é chavão: é uma ideia ou frase feita que reflete um lugar-comum, ou seja, o clichê.

Salmo 23: o teu bordão é o teu cajado me consolam
No caso, eram instrumentos de proteção e orientação, para ser mais específico. função do bordão é justamente afastar os predadores, assegurando a integridade das ovelhas. Já o cajado é um instrumento usado para orientar as ovelhas, uma forma de guiá-las.

Significado de Báculo
[Por Extensão] Vara, bastão ou qualquer outro objeto usado como cajado, para apoio; cajado, bordão. [Figurado] Auxílio financeiro, material ou apoio moral; apoio, auxílio.

A expressão se atenha a bordão descreve aquele que era aleijado, coxo ou cego.

Báculo é o cajado usado pelos pastores de ovelhas. Numa extremidade, uma curva (Voluta) serve para puxar a ovelha desgarrada para junto do rebanho. Na outra, uma ponta que serve para atacar e espantar o lobo.

O báculo é uma insígnia episcopal mais importante do que a mitra, porque é sinal da função pastoral do bispo. O Cerimonial dos Bispos diz que, ao iniciar-se a procissão de entrada para a celebração da missa, depois do bispo ter imposto o incenso no turíbulo, “recebe do ministro o báculo”.

O Baculum, ou báculo, refere-se a uma estrutura óssea que compõem a anatomia peniana de boa parte dos mamíferos. Esse osso está localizado na parte superior do pênis, acima da uretra, e seu tamanho e forma variam de acordo com a espécie.

O narrador Luis Roberto lamentou a morte do colega de profissão Edson Callegares, criador do bordão "Sabe de quem?", nesta sexta-feira. O também locutor estava internado no Hospital Ana Costa, em Santos, e morreu aos 62 anos, vítima da Covid-19. Ao ge, Luis Roberto relembrou de quando levou o bordão à TV Globo.

Bordão surgiu no twitter com Gabriela Gomes, de Natal (RN), que publicou frase da irmã

A voz por trás do famoso bordão é de Edmo Zarife, a ideia original era a utilização desse bordão nas transmissões do rádio, e o próprio locutor contou que muitos levaram um susto quando ouviram pela primeira vez em transmissão, mas logo de cara já afirmaram “Vai ficar para a história”.

Primeiramente, vale esclarecer que o bordão nada mais é do que uma frase ou expressão que caiu no gosto popular.

Famosos bordões como “Quem quer dinheiro?”, “Ô loco, meu”, “Loucura, loucura, loucura”, “Corta pra mim”, “Beijo do gordo”, “Foi sem querer querendo” e “Não contavam com a minha astúcia” marcaram gerações e ainda fazem parte da TV.

Bordões, nomes, jeito de andar e se vestir podem ser registrados como marca, desde que elas tenham um significado e expressem alguma coisa.

Existem diversos exemplos de jargão. Veja se conhece alguns dos jargões listados a seguir: peticionar — termo utilizado por advogados para dizer que vão entrar com uma ação; chorar pitangas — expressão utilizada para mostrar sofrimento, remetendo à cor vermelha dos frutos (lágrimas de sangue);

Jargão é o modo de falar específico de um grupo, geralmente ligado à profissão. Existe, por exemplo, o jargão dos médicos, o jargão dos especialistas em informática, etc. Imagine que você foi a um hospital e ouviu um médico conversando com outro.