O que é bom tomar para coronavírus?

Perguntado por: fsalazar . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O médico pode prescrever remédios para alívio dos sintomas, como analgésicos para as dores e antitérmicos para controlar a febre. É importante notarmos que esses medicamentos atuam nos sintomas, e não na causa da doença! Além disso, é importante repouso e mais ingestão de líquidos para evitar desidratação.

Em média, casos leves do coronavírus duram 14 dias para se curar. Porém, esse período pode variar de acordo com a gravidade da doença. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device. COVID-19 • Get the latest information from the CDC about COVID-19.

Período de transmissibilidade
Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras. Também já é conhecido que muitos pacientes podem transmitir a doença durante o período de incubação, geralmente 48 horas antes do início dos sintomas.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

Caso leve. Caracterizado a partir da presença de sintomas não específicos, como tosse, dor de garganta ou coriza, seguido ou não de anosmia, ageusia, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia.

Quanto tempo duram os sintomas? Segundo um estudo do Instituto Japonês de Doenças Infecciosas, a carga viral da ômicron atinge seu pico de três a seis dias após a infecção.

Mesmo com sintomas leves, as pessoas devem fazer o teste para Covid-19, disse ele, para ver se os sintomas estão piorando e precisam de atenção médica. Um teste também informará se eles precisam se isolar para não espalhar o coronavírus para outras pessoas.

No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo: Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

Entretanto, de 15% a 20% dos pacientes vão apresentar sintomas mais severos. O que isso quer dizer? Depois de 5 a 14 dias após o primeiro sintoma, o vírus finalmente consegue chegar ao pulmão, iniciando uma inflamação grave. Nessa fase o organismo até já produziu defesa, mas de forma caótica, desordenada.

Com o diagnóstico positivo, deverá ser mantido o isolamento por pelo menos 10 dias contados a partir do início dos sintomas, sendo liberado do isolamento desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, há pelo menos 24h.

Propagação e transmissão:
A transmissão ocorre, principalmente, de pessoa para pessoa e seu período de incubação, que é o tempo para que os primeiros sintomas apareçam, pode ser de 2 a 14 dias.

A principal forma de transmissão do Coronavírus é via contato direto, de pessoa para pessoa, através de gotículas salivares e respiratórias.

Febre , cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19. Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza , congestão nasal, dor de garganta e diarreia . Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada seis pessoas sente dificuldade para respirar .

Indivíduo com sensação febril ou febre acompanhada de:

  1. tosse; OU.
  2. dor de garganta; OU.
  3. nariz escorrendo (coriza); OU.
  4. dificuldade respiratória.
  5. Alguns grupos, como idosos e crianças menores de 2 anos podem não apresentar sinais febris.

Gama: febre, tosse, dor de garganta, diarreia, vômito, dor no corpo, cansaço e fadiga; Delta: febre, coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta e tosse persistente; Ômicron: cansaço extremo, dor no corpo, dor de cabeça, coriza, congestão nasal e dor de garganta.

Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar os incômodos causados pela dor de garganta. No entanto, é necessária a prescrição feita por um profissional, pois a automedicação nunca é indicada, ainda mais por se tratar de uma possível enfermidade nova. No momento, é necessário evitar idas aos hospitais.