O que é bom passar no corpo para parar de coçar?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

No geral, para diminuir as coceiras é válido tomar banhos com água mais fria, a água quente piora as alergias. Evite coçar a pele, remédios e pomadas antialérgicas ajudam a amenizar o incômodo, porém precisam de prescrição médica.

Medicações como antialérgicos são indicados como primeira opção para o tratamento da urticária. Outras medicações como corticoesteroides e imunossupressores também podem ser utilizados, de acordo com a avaliação médica. Casos graves de angioedema ou anafilaxia devem ser levados ao serviço de emergência.

Um quadro de coceira no corpo é acarretado por diversas causas. Normalmente, pode estar associado à uma pele extremamente seca, e até mesmo o uso excessivo de sabonete ou de algum produto com muita fragrância ou corante que pode desencadear alergia na pele.

Use apenas uma pequena quantidade de sabonete ou sabonete neutro ao tomar banho e prefira a água morna; Aplique compressas frias na região onde há coceira; Evite a longa exposição ao calor ou umidade excessiva; Use qualquer anti-histamínico que possa ser comprado sem receita médica.

Fatores externos como o calor, o atrito com os lençóis ou alergias a certos componentes de roupa de cama podem explicar o agravamento de algumas formas de prurido noturno. A comichão noturna afeta o sono, o comportamento diurno e a pele.

Apazigue e arrefeça a pele com água termal. Reduza os inchaços com compressas embebidas em água termal. Reforce as defesas da pele com um hidratante hipoalergénico. Utilize um bálsamo reparador com vitamina B5, para aliviar a vermelhidão no nariz.

Contra a coceira, é indicado tomar banhos rápidos e com água morna para fria, não passar buchas vegetais ou muito sabonete (que deve ser neutro), preferir roupas de algodão e evitar tecidos sintéticos. Para hidratar a pele, um especialista pode prescrever hidratante sem perfume ou pomada.

Durante a noite, os episódios de alergia podem acentuar-se. O pó, os ácaros, o bolor… São algumas das principais causas das incómodas reações alérgicas durante a noite.

Trata-se de uma urticária física, ou seja, a lesão não surge espontaneamente, mas sim após um estímulo físico sobre a pele, como, por exemplo, ao carregar uma bolsa pesada ou na área de um elástico de uma roupa pressionando a pele. Em geral se inicia por uma coceira intensa.

Quanto mais você se coça, mais vai se coçar
Cuidado com o ciclo da coceira! Coçar a pele libera histamina extra, enviando mais sinais de coceira ao cérebro.

Sintomas: A doença tem como característica principal a coceira intensa que, geralmente, piora durante a noite. A lesão típica da sarna é um pequeno trajeto linear pouco elevado, da cor da pele ou ligeiramente avermelhado e que corresponde aos túneis sob a pele.

Sintoma pode ser relacionado a uma simples alergia ou até mesmo a uma doença mais séria. Tem gente que procura sarna para se coçar, mas, muitas vezes, é a sarna quem encontra a pessoa.

Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona. Casos menos graves podem ser tratados com produtos hipoalergênicos calmantes e loções com substâncias como camomila ou alfazema.

"Na pele, geralmente ela se apresenta com coceira e vermelhidão, mas pode também se manifestar com suor excessivo e insônia", explica Fernanda. Ou seja, os sintomas podem incluir: vermelhidão na pele, coceira, irritação na pele, falta de ar, insônia, suor em excesso, bolhas/bolinhas brancas ou vermelhas.

Uma das formas mais comuns de detectar se você tem alergia a algo é através do hemograma completo. Ele pode ser um norte para começar a investigar um quadro de alergia. Por exemplo, é comum que os eosinófilos apareçam aumentados em situações nas quais tenha alguma alergia presente.

O ácaro no colchão costuma provocar coceiras, espirros, olhos lacrimejando, tosse e outras reações alérgicas. O micro-organismo também pode piorar condições respiratórias como asma ou rinite alérgica e também podem pode gerar vermelhidão, inchaço e descamação da pele.

Bolinhas brancas ou avermelhadas na pele, acompanhadas de uma coceira forte, costumam ser as primeiras alterações de alergia. Estas consistem em reações inflamatórias que podem se manifestar em qualquer parte do corpo.

Entre esses produtos irritantes estão sabonetes perfumados, loções com fragrâncias, produtos de limpeza doméstica, tecidos ásperos, roupas de lã, materiais sintéticos, cosméticos e perfumes. Esses produtos podem ressecar a pele, causar coceira e irritação, e até mesmo desencadear uma crise de dermatite atópica.

“Pessoas com rinite alérgica podem ter uma resposta exacerbada após ingerir alguns alimentos considerados alergênicos, como sementes e oleaginosas, pimentas, conservantes e aromatizantes, que acrescentam sabor de forma artificial”, explica.