O que é bom para unha encravada e inflamada?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Cinco passos para tratar a unha encravada em casa:

  1. 1 – Deixar o pé de molho na água morna. ...
  2. 2 – Massageie o pé durante o tempo que ele estiver de molho. ...
  3. 3 – Hora de secar o pé ...
  4. 4 – Passe pomada antibiótica e proteja a unha. ...
  5. 5 – Próximos cuidados.

Manter um cardápio com frutas, vegetais, certas algas e suplementos vitamínicos específicos ajuda a reduzir o processo inflamatório. Além disso, contribui para o controle de peso, desinchar e prevenir do surgimento de diversas doenças.

Água quente e sal também podem ajudar a reduzir a inflamação.

Pomada anestsica forte unha encravada | Pontofrio.

A Xilocaína é um dos nomes comerciais da Lidocaína, sendo um medicamento anestésico local indicado para o alívio da dor durante a realização de exames, instrumentações ou para prevenir as dores de um procedimento. Pode ser utilizada em procedimentos odontológicos, na gengiva, por exemplo.

Nebacetin. sulfato de neomicina, bacitracina zíncica.

1 – Deixar o pé de molho na água morna
Deixe o pé de molho de 20 a 30 minutos. Depois que retirar o pé da água morna e notar que o dedo ainda continua muito inchado, você pode fazer uma compressa de gelo, pois ele diminui o inchaço e a dor.

Indico banhos de água morna com sal para reduzir a inflamação e o edema e massagem no sentido de liberar a pele inflamada do canto da unha. Caso isso não melhore o quadro em 2 a 3 dias, é hora de consultar o médico dermatologista, que irá prescrever antibiótico.

“Ela é utilizada contra dores articulares, como tendinite e bursite, desconforto muscular e de dente, inflamação de vias aéreas, como sinusite e dor de garganta ou cólicas”, exemplifica a farmacêutica Patrícia Moriel, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.

Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. Por isso, é importante que vegetais estejam sempre presentes nas refeições. No caso das frutas, dê atenção especial ao consumo das vermelhas, como morango e amora.

Gengibre
O gengibre tem poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes – e não é diferente com o chá de gengibre. Esse chá anti-inflamatório ajuda com dores de cabeça, dores musculares (pós treino) e outras. Ferva 1 colher de sopa de gengibre fresco e descascado em 2 copos de água (mais ou menos 475mL).

As complicações de uma unha encravada não tratada a tempo acarretam em consequências para a saúde e o bem-estar dos seus pé como infecções. Unha com pus, unha com carne esponjosa, unha com vermelhidão e unha doendo são os principais sintomas de uma unha encravada com infecção.

Coloque algodão ou fio dental sob a unha afetada.
Tente colocar algodão entre a unha e a pele durante uma semana até que a unha cresça o suficiente para poder cortar sem criar mais mazelas – durante este período substitua o algodão uma vez por dia.

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.

Os podólogos são profissionais indicados quando o problema ainda não apresenta complicações, tais como infecções. Eles utilizam o bisturi — uma tesoura de ponta reta — ou alicates específicos para desencravar.

Quanto tempo demora para curar uma unha encravada? Quando tratada de maneira adequada, seja cirurgicamente ou não, a melhora costuma ser rápida, em torno de uma a duas semanas.

Mergulhe os pés diariamente entre 10 e 15 minutos numa solução de água e sal (2 colheres de sopa de sal para 1 litro de água morna); Aplique uma pomada antibiótica no local (Nebacetin ou própolis);