O que é bom para treinar a mente?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Existem várias formas de “exercitar” o seu cérebro, tais como dormir bem, beber regularmente café, meditar, criar laços fortes ou jogar xadrez, entre outras.

7 dicas para melhorar a memória e manter o cérebro jovial

  1. Evite muitas tarefas ao mesmo tempo. Realizar muitas tarefas simultaneamente é a realidade de muitas pessoas na atualidade. ...
  2. Mantenha sua saúde em dia. ...
  3. Enriqueça seu cardápio. ...
  4. Tenha boa qualidade de sono. ...
  5. Pratique atividades físicas. ...
  6. Exercite seu cérebro. ...
  7. Descanse.

traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

As pessoas que são mentalmente fortes são definidas por hábitos saudáveis, onde, através desses hábitos elas conseguem gerenciar melhor os seus pensamentos, emoções e comportamentos, de uma forma que possa prepará-los para o sucesso na vida.

E podem haver inúmeras causas, desde problemas com o sono, estresse, depressão e ansiedade, até mesmo falta de vitaminas como B12 e problemas na Tireóide.

Também conhecidos como smart drugs ou nootrópicos, estes medicamentos têm como principal função aumentar a capacidade cognitiva.
...
As smart drugs mais conhecidas

  1. Piracetam. ...
  2. Ritalina (Metilfenidato) ...
  3. Modafinil. ...
  4. Adderall. ...
  5. Ashwagandha (Withania somnifera) ...
  6. Bacopa monnieri.

Algumas opções de remédios caseiros para memória são:

  • Chá de Ginkgo biloba. ...
  • Chá de alecrim. ...
  • Chá de açafrão. ...
  • Chá de catuaba. ...
  • Chá de ginseng. ...
  • Chá verde.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

Segundo Leninha, a inteligência humana é uma qualidade mental, que inclui as habilidades de aprender com a experiência, se adaptar a novas situações, compreender conceitos abstratos e manipular o próprio ambiente.

5 hábitos que promovem a criação de neurônios

  1. Exercício aeróbico. Cientistas da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriram que é uma das técnicas mais adequadas para aumentar a neurogênese. ...
  2. Alimentação. ...
  3. Sexo. ...
  4. Estresse e ansiedade sob controle. ...
  5. Mente sempre ativa.

As caminhadas e corridas são um ótimo exemplo de como aliar a saúde física e mental num único momento. Os exercícios ajudam a aliviar a tensão do corpo e relaxar os músculos, além disso, liberam endorfinas no cérebro. Corpo menos tenso, mente menos tensa.

Seu cérebro adora emoções, mas o sistema imunológico detesta, tanto que estresse ou depressão inibem nossas defesas, então não é só nossa mente que é contraditória, nosso próprio organismo “não se entende”, umas partes querem uma coisa, outras querem outra.

Principais vilões para o cérebro
Ainda que vários hábitos e alimentos possam prejudicar o cérebro, alguns, em específico, são considerados os mais perigosos. “Os maiores vilões são o estresse , o álcool, as drogas, a má alimentação, a poluição e o cigarro.

As pessoas mentalmente fortes não têm medo de remar contra a maré, não fazem as coisas porque todo mundo faz. Suas ações são reflexo daquilo que enxergam como correto. São pessoas que não têm medo de se posicionar e colocar sua opinião, mesmo que isso seja diferente da maioria.

Uma pessoa que está bem mentalmente não deixa de sentir emoções, tais como tristeza, raiva, frustração e outras. Porém, ela consegue lidar com esses sentimentos de forma saudável, harmonizando os seus pensamentos e cumprindo com as suas obrigações de trabalho, relacionamentos, familiares, de amizade, etc.

Cinco alimentos que são ruins para o seu cérebro

  • Arroz branco. Alimentos com alto índice glicêmico aumentam o risco de depressão. ...
  • Sucos de frutas. O açúcar reduz a flexibilidade cognitiva, assim como a memória de longo e curto prazo. ...
  • Queijo. ...
  • Alimentos fritos. ...
  • Pipoca de micro-ondas. ...
  • A dieta do cérebro inteligente.

A confusão mental – ou névoa mental – não é uma reconhecida como uma doença. Porém, é muito comum, especialmente em períodos de tensão e estresse como o cenário proporcionado pela pandemia do novo coronavírus. Desse modo, os sintomas podem incluir: problemas de memória, falta de clareza e dificuldades em se concentrar.

A vitamina B12 está entre os principais componentes para a manutenção e funcionamento de um cérebro saudável. Ela age diretamente nesse órgão imprescindível do nosso organismo e, sua deficiência, pode causar sérios riscos cerebrais.

Beba Bebidas Quentes – Chá e café estimulam o cérebro e ajudam-no a acessar memórias de forma mais eficaz. Evite o álcool – Goste ou não, a bebida é ruim para os bancos de memória do cérebro. Tome vitaminas – Um bom regime de suplementos, especialmente ácido fólico, ajudará você a se lembrar melhor.