O que é bom para tosse alérgica?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Antialérgicos podem ser a melhor forma de controlar a tosse alérgica, assim como as infusões medicinais. A inalação deve ser considerada diante do clima seco e poluição do ar. Ela auxilia na umidificação das vias, facilitando o muco a eliminar os agentes irritantes.

Gargarejo com água e sal. Gargarejo com água morna e sal pode ajudar a controlar a inflamação e reduzir a irritação na garganta. Nem todo mundo é adepto dessa prática e quem sofre de pressão alta deve evitá-la, mas o gargarejo realmente pode ajudar a tratar uma crise de tosse à noite e permitir o repouso.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

Aumente a hidratação. Beber mais água pode te ajudar a aliviar a tosse, principalmente a tosse seca. Pense bem: a tosse é a forma do corpo expulsar corpos estranhos, certo? ¹ Por isso, quanto mais tempo o muco permanece preso nas vias respiratórias, mais sua crise de tosse irá durar.

Nessa situação, é essencial identificar fatores que possam estimular a produção de histamina e, se possível, isolá-los. Por exemplo, poeira, fumaça de cigarro ou queimadas, pelos de animais e pólen são agentes que pioram uma reação alérgica.

Xarope de Mel e Limão
O mel é eficaz para aliviar a tosse, pois tem propriedades antibacterianas e antimicrobianas que ajudam a combater as infecções respiratórias. O limão também possui propriedades medicinais, pois é rico em vitamina C e tem propriedades anti-inflamatórias.

Na maioria das vezes, ela passa o dia inteiro sem dar as caras; chega a noite, esfria o tempo e ela surge insistente, incômoda. As mudanças de temperatura são importantes desencadeadores de alergias respiratórias. O quarto de dormir é o refúgio dos alérgenos.

A cebola é um produto rico em enxofre, que nos faz chorar quando se volatiliza no ar, mas que é também uma solução perfeita para se conseguir descansar melhor à noite, pois ajuda a descongestionar o nariz e a acalmar os ataques de tosse, assim como a reduzir a intensidade das secreções mucosas.

Além das gripes e resfriados, também pode estar relacionada a outras questões pulmonares e respiratórias, como bronquite, rinite, asma, pneumonia, ou ainda a doença do refluxo gastroesofágico (também conhecida como refluxo ácido). Na maioria dos casos, o sintoma não é motivo de preocupação.

Alergia. As alergias respiratórias também causam tosse seca, que podem ser intensas e ocorrer várias vezes ao dia. É preciso evitar contato com as causas da alergia, como ácaros, fungos, pelos de animais, poeiras, pólen e odores intensos, provenientes de produtos químicos (tinta, verniz, querosene etc).

Eleve pescoço e cabeça
Como dormir de lado ou deitado na cama pode fazer com que o muco fique preso na garganta, é indicado elevar a cabeça usando um travesseiro, mas certifique-se de não levantar muito a cabeça, pois isso pode causar dor ou desconforto.

Os antialérgicos de segunda geração são os mais potentes e aliviam os sintomas das doenças alérgicas por uma duração maior do que os antialérgicos de primeira geração.

O que é um anti-histamínico natural?

  • Equinácea. A equinácea é uma das plantas que melhor ajudam as tuas defesas de forma natural. ...
  • Chá verde. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Vitamina C. ...
  • Chá de rooibos.

"Em geral, indicamos a loratadina durante o período em que duram os sintomas, o que equivale a cerca de 10 dias. Ela pode até ser usada por mais tempo, mas não mais que 30 dias. Caso não haja melhora do quadro, o melhor a fazer é procurar o médico para avaliação", sugere a médica.

Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação.

Modo de Preparo

  1. Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo até ferver. Após ferver, desligue o fogo e espere 1 minuto.
  2. Em uma xícara, coloque o suco de limão, o mel e a água quente. Tampe a xícara por um pires por cerca de 2 minutos e sirva.