O que é bom para tirar pus do ouvido?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Procure o médico. Pode ser necessário aspirar a secreção do ouvido para uma limpeza melhor. Além da limpeza, o tratamento poderá ser feito com antibióticos por via oral e sob a forma de gotas no ouvido, sempre sob orientação médica.

Como aliviar dor de ouvido?

  1. Compressa morna. A primeira dica não é nada mirabolante. ...
  2. Mascar chiclete. Mascar chiclete é uma excelente solução para os casos de alterações bruscas na pressão do ar e, por isso, pode ser uma alternativa para decolagens de avião, por exemplo. ...
  3. Massagens. ...
  4. Consultar com um especialista.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

A infecção do ouvido externo é normalmente causada pela bactéria Pseudomonas, espalha-se para o osso temporal, causando uma infecção grave, com risco de vida.

A secreção no ouvido, ou otorreia como também é conhecida, pode ser causada por infecções tanto no ouvido interno como no externo, no tímpano ou lesões na cabeça, ou mesmo por objetos estranhos. A secreção no ouvido pode ser aquosa, sanguinolenta, ou espessa e esbranquiçada, como pus, purulenta.

É comum que os sintomas da infecção no ouvido desapareçam de repente, depois de uma ou duas semanas.

A maioria das infecções do ouvido agudas desaparece sem tratamento, mas os médicos podem administrar:

  1. Antibióticos.
  2. Analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno.
  3. Para adultos, às vezes, spray descongestionante ou comprimidos.
  4. Para pessoas com alergias, comprimidos anti-histamínicos.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

Os antibióticos mais frequentemente utilizados na otite média aguda são:

  • Amoxicilina;
  • Amoxicilina com ácido Clavulânico (mais eficaz contra as bactérias produtoras de B-lactamase);
  • Cefuroxima ou Ceftriaxona.

Uma ferida com pus é sempre motivo de preocupação, pois significa que seu corpo está combatendo uma infecção. Para evitar que o problema se agrave, é preciso procurar ajuda de um profissional especializado em feridas imediatamente.

O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.

A lavagem de ouvido propriamente dita é simples: basta aspirar a água morna com o aspirador nasal e jogar dentro do ouvido. Como é a própria pessoa quem está fazendo o jato, se houver algum incômodo ela acaba diminuindo a pressão do jato d'água.

Evidentemente, conforme o inchaço e a inflamação pioram, o mesmo acontece com a dor. Para piorar a situação, é possível que a dor não se restrinja à área do seu ouvido; ela pode irradiar até a mandíbula. Medicamentos analgésicos vendidos com ou sem prescrição médica podem ser úteis para aliviar a dor.

[LEIA MAIS: Como limpar os ouvidos corretamente]
– Não introduzir objetos que possam machucar a pele dos ouvidos; – Enxugar as orelhas com uma toalha macia e limpa, tomando o cuidado de não pressionar nem inserir profundamente. – Nunca pingar nos ouvidos soluções caseiras sem o conhecimento médico.

A otite externa grave geralmente é bacteriana (pseudomona); causas fúngicas são menos prováveis e causam mais coceira e menos dor. Dor severa ao puxar o pavilhão auricular sugere otite externa aguda. Sob visualização atenta e direta, remover suavemente os fragmentos infectados do canal com sucção ou cotonetes secos.