O que é bom para tirar o sal de sardinha salgada?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Em um recipiente, coloque os pedaços de carne/peixe e cubra com água fria. Deixe em geladeira por no mínimo 12 horas (o ideal são 24 horas), trocando a água de 4 em 4 horas.

Como tirar cheiro de peixe da cozinha com vinagre

  1. Enquanto você prepara o peixe, coloque em outro queimador do fogão uma panela com três partes de água para duas de vinagre de álcool.
  2. Acenda o queimador e deixe a mistura ferver, em fogo baixo. Assim, o cheiro de peixe vai sendo neutralizado.

Faça uma mistura especial de sal e temperos para salgar os filés de peixe. Coloque sal, água, folhas de louro e tomilho em uma panela e cozinhe até que o sal se dissolva, o que deve demorar alguns minutos. Deixe a mistura esfriar e, em seguida, misture a água fria com alguns cubos de gelo.

Em um recipiente, coloque os pedaços de carne/peixe e cubra com água fria. Deixe em geladeira por no mínimo 12 horas (o ideal são 24 horas), trocando a água de 4 em 4 horas.

O ideal é trocar a água de 6 em 6 horas, deixando de 24 a 42 horas de molho, sempre com a pele virada para cima. Se o bacalhau estiver em lascas grandes, troque a água de 3 em 3 horas, durante 6 e 9 horas. Lembre-se, o bacalhau em lascas dessalga muito rápido, dependendo do tamanho da lasca e da quantidade de água.

Deixe cozinhar até a cebola ficar macia, ela vai absorver o sal durante esse tempo, depois você pode descartá-la ou usá-la no preparo de sopa, por exemplo; Adicionar suco de limão: algumas gotas de limão podem ajudar a eliminar o excesso de sal do seu feijão, graças ao ácido cítrico presente na fruta!

Reduzir o consumo de sal contribui para a redução da pressão arterial, o que pode trazer benefícios à saúde e ajudar a manter um coração saudável. Como a maioria de nós consome mais do que a quantidade recomendada por dia (5 gramas ou 1 colher de chá), é importante procurarmos maneiras de reduzir esta quantidade.

O vinagre age de maneira semelhante ao suco de limão para remover o excesso de sal do feijão. Para adotar essa dica, basta colocar uma colher de sopa do produto no feijão e leve para ferver novamente.

Como dessalgar bacalhau rápido
O truque para tirar o sal de forma rápida do bacalhau é usar farinha de mandioca. Só tenha cuidado para não passar do ponto e acabar tirando todo o sal do peixe!

Use limão e vinagre para ter bons resultados
Além de serem amplamente utilizados como temperos para peixe, o limão e o vinagre são grandes candidatos a diminuir o cheiro forte.

É provável que seja alguma infecção vaginal, como a vaginose bacteriana ou até mesmo, alguma doença sexualmente transmissível. Por isso, ao reconhecer qualquer um desses sintomas, é importante consultar o ginecologista imediatamente.

Como tanto o vinagre quanto o limão apresentam substâncias ácidas, eles fornecem íons H+ ao sistema. Esses íons reagem com os ânions OH-, formando água (H+ + OH- H2O). O consumo desses ânions desloca o equilíbrio para a direita. Assim, a "perfumada" amina é consumida, e o seu cheirinho desaparece.

Para se livrar do cheiro de peixe nas mãos, despeje vinagre nas mãos, esfregue bem e depois lave as mãos com água quente. Para tirar o cheiro de peixe da cozinha, coloque para ferver uma mistura de água e limões cortados em rodelas. Deixe fervendo enquanto prepara o peixe.

Benefícios para a saúde
Mais econômica para o bolso, o valor da sardinha está nos nutrientes. O pescado é rico em ômega-3, que pode diminuir em até 30% o risco para doenças cardiovasculares e os riscos de desenvolver câncer de mama.

Mas é no preparo que a dúvida surge: afinal, o óleo da conserva pode fazer parte da receita? A engenheira de Alimentos da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Proteste, Mylla Moura, afirma que sim — e destaca benefícios da prática.

Sobre a forma de preparação, a nutricionista Glaube ressalta que o ideal é consumir a sardinha assada, cozida ou grelhada. Fritar o alimento reduzirá algumas propriedades nutricionais, como o ômega 3, o cálcio e a vitamina D.

Banhos em água com 2 a 3% de sal (20 a 30g/ litro = 20 a 30kg/1.000 litros) podem ser aplicados por 2 a 20 minutos, dependendo da tolerância da espécie de peixe a ser tratada.

Utilizar sal na água doce dos tanques de peixes é uma maneira de prevenir doenças, por ser anti-bactericida, antifúngico, além de auxiliar no transporte dos organismos aquáticos.