O que é bom para tirar o odor das axilas?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
3.9 / 5 14 votos

Lavar as axilas pelo menos duas vezes por dia com sabão antibacteriano. Usar desodorante antitranspirante para diminuir o suor nas axilas. Não repetir roupas, pois o suor seco é causa frequente de mau odor. Raspar os pelos da axila para retirar bactérias e suor seco que ficam aderidos aos mesmos.

Misture 1 colher de bicarbonato + caldo de meio limão. Durante 7 dias, à noite, passe a mistura nas axilas. Deixe agir por 15 minutos e depois enxague. Seque e passe leite de magnésia, ou leite de rosas, ou minancora, ou pó antisséptico Granado.

O Creme Lavilin BIO-Balance já está há mais de 30 anos no mercado e é conhecido mundialmente pela sua eficácia no combate aos odores nas axilas (bromidrose). Desenvolvido em Israel nos laboratórios da Hlavin, é o melhor creme desodorizador para combater o mau cheiro nas axilas.

Quais os melhores sabonetes para bromidrose?

  • Sabonete antisséptico com glicerina. O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. ...
  • Sabonete antisséptico e antibacteriano. ...
  • Sabonete com iodo. ...
  • Pomada Nebacetina. ...
  • Hidratantes.

O bicarbonato de sódio, assim como o leite de magnésia, costuma ser usado como desodorante caseiro (ou desodorante vegano), já que neutraliza o pH da pele e diminui a proliferação das bactérias responsáveis pelo mau cheiro nas axilas.

O melhor sabonete para bromidrose

  • Sabonete Antisséptico Fresh, Granado, Verde, 90g.
  • Sabonete em Barra, Soapex, 80g.
  • Sabonete Liquido 1%, Soapex, 120 ml.
  • Neutrogerm 0,5% Sabonete Líquido com 150ml.
  • Soapelle Sabonete Barra Antisséptico 80g.

Pode parecer estranho combater o mau odor das axilas com um produto que também tem cheiro forte. O fato é que por causa da sua acidez, o vinagre é um aliado da pele para eliminar as bactérias - e os maus odores. Basta molhar um algodão ou pano limpo com vinagre e aplicar nas axilas.

Bromidrose. O mau cheiro nas axilas e nos pés é conhecido por bromidrose e é causado pela decomposição do nosso suor pelas bactérias que estão na nossa pele. Tratamentos locais com sabonetes antissépticos, antibióticos e desodorantes antiperspirantes ajudam muito a vencer esse incomodo.

Por ser antitranspirante, o desodorante Monange evita o mau cheiro por até 48 horas! Além disso, sua hidratação promete alcançar a segunda camada da pele, combatendo de vez o ressecamento. Para completar, esse desodorante aerosol é dermatologicamente testado, evitando irritações na pele sensível.

De acordo com a matéria do site extra, da Globo, publicada em 12 de março de 2012 você pode fazer uma pasta com gotas de limão e meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Posteriormente, será necessário deixar agir por 20 minutos debaixo dos braços e lavar em seguida. Repita este processo por três vezes por semana.

Por que não é recomendado passar limão nas axilas? O limão por ser uma fruta com características mais ácidas ele queima a pele, pode causar manchas, se usado com frequência pode causar queimaduras de 2º grau e dermatites.

Receita caseira para eliminar o mau cheiro nas axilas
Antes do banho, passe metade de um limão nas axilas. Espere 10 minutos e depois tome seu banho normalmente (limpando direitinho as axilas, hein?). Outra opção é usar bicarbonato de sódio.

Como é feito o tratamento
Uso de desodorizantes antitranspirantes ou antiperspirantes, como os que contêm alumínio, para diminuir a produção de suor pelas glândulas e evitar o mau cheiro; Uso de antibióticos em pomadas, como clindamicina ou eritromicina, que podem diminuir a população de bactérias da região afetada.

Quem transpira muito nas axilas, e pior, com aquele cheirinho desagradável, siga essa dica caseira: faça uma pasta com gotas de limão e meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Aplique por 20 minutos debaixo dos braços e depois tome seu banho normalmente. Repita três vezes por semana.

Dê preferência aos sabonetes antissépticos e aos desodorantes antiperspirantes; Troque de roupas todos os dias. Atualmente, existem produtos que ajudam a eliminar os odores durante a lavagem; Evite as roupas de tecido sintético, especialmente as meias.

O cheiro que sentimos é produzido quando há um desequilíbrio das bactérias que vivem em nossa pele. Essas bactérias, ao utilizarem o nosso suor para sua alimentação, realizam a degradação dos lipídios e sais e desse processo são liberados ácidos graxos e amônio, o que deixa o suor com um odor desagradável.

Embora a microbiota da axila consista de vários tipos de bactérias, ela é dominada pelas espécies Corynebacterium e Staphylococcus, que contribuem para o odor corporal.

Dupla imbatível: vinagre + bicarbonato de sódio
A aplicação é simples: no caso das peças mais delicadas, que não podem ser lavadas na máquina, faça a mistura e aplique diretamente na área das axilas da roupa.

Posso clarear as axilas com limão e bicarbonato de sódio? A dermatologista foi enfática ao esclarecer esta dúvida: a resposta é não! “O uso do limão na pele não é recomendado pois pode causar manchas irreversíveis, além de fitofotodermatose, que são lesões de queimadura de 2º grau”, alerta.

O “viral” da vez é utilizar limão e bicarbonato de sódio nas axilas para clarear e diminuir odores. A prática, contudo, não é segura, pode causar queimaduras e até escurecer ainda mais a região.

O cuidado com as axilas precisa começar debaixo do chuveiro. Por isso, não esqueça de higienizar bem a região. Com um sabonete e uma esponja bem macia, faça movimentos leves e enxágue. Outro ponto importante é na hora de secar a área.