O que é bom para tirar cera do ouvido caseiro?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Após o banho, o uso suave de uma toalha limpa e macia é uma opção. Lembre-se de não forçar a entrada do canal auditivo e ir apenas até onde o dedo alcança. “Basta usar a ponta do quinto dedo (dedinho)”, pondera o otorrinolaringologista.

O vinagre também pode ser usado após exposição à água. Depois de tomar um banho de mar ou de piscina, por exemplo, você pode molhar um algodão com o produto e pingar uma gotinha no ouvido.

Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão. Segundo, uma dor de ouvido tem várias causas, então você pingar alguma coisa no ouvido pode piorar determinados quadros que levam a dor de ouvido.

Faça correr água morna ou solução salina dentro de seu canal auditivo. Para isso, você pode utilizar um kit de irrigação auricular. Só faça isso se seus tímpanos estiverem intactos e não houver sinais de perfuração, como dor de ouvido, secreção purulenta ou sanguinolenta.

O acúmulo de cera que causa obstrução com sintomas deve ser removido com um médico habilitado através de lavagem, curetagem ou aspiração. Não é aconselhado introduzir cotonete dentro do conduto auditivo, pois pode machucar o tímpano ou causar uma infecção.

São eles:

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Além do cotonete, outros instrumentos podem contribuir para aprofundar o cerúmen. Um deles é o fone de ouvido intra-auricular, cujo uso é cada vez mais disseminado. Complementando, tampões auditivos também atuam como causa. É preciso considerar ainda as doenças dermatológicas, como dermatite seborreica e psoríase.

A aplicação é bastante simples, apesar de, à primeira vista, o fogo assustar um pouco os pacientes. Coloca-se a parte mais fina do cone na entrada do ouvido e, em seguida, acende-se a outra extremidade. Assim que o fogo consome todo o oxigênio contido no interior do cone, inicia-se um suave processo de sucção.

Agora que você já sabe que a lavagem no ouvido só pode ser feita por um médico otorrinolaringologista, que não é aconselhável usar cotonetes e que, em casa, é indicado fazer apenas uma limpeza superficial, você já pode se considerar preparado para cuidar melhor da sua saúde auditiva.

Cada sessão de tratamento com a vela Hopi nas clínicas, pode demorar cerca de 30 a 40 minutos, ou seja, 15 minutos para cada ouvido. Geralmente, a pessoa fica deitada de lado em uma maca e o profissional coloca a ponta mais fina da vela dentro do canal auditivo e depois acende a ponta mais grossa.

Ao repórter Filippo Mancuso, o otorrinolaringologista Andy de Oliveira recomendou pingar no ouvido uma única gota de ácido acético (vinagre) contendo álcool, que evapora e ajuda a proteger a região - apenas se ainda não houver infecção.

Alerta. Não deve ser usado vinagre ou álcool, pois eles não são formas seguras de retirar água e podem amentar o risco de infecção no ouvido.

Usar álcool no ouvido para desentupir é uma receita caseira muito usada quando entra água no canal auditivo. Ao pingar a substância, o líquido que incomoda passa a evaporar, o que alivia imediatamente a sensação de entupimento.

O óleo essencial de lavanda tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a aliviar a dor. Ele é utilizado para aliviar dores reumáticas e articulares, em contusões e machucados, dor de ouvido e enxaquecas. Pode ser aplicado em compressas (frias ou quentes) e massagens locais.

Colocar uma bolsa de água quente em cima de um pano, envolvendo a orelha, também pode ser uma boa opção. Dependendo da ocasião, principalmente se a criança tem idade suficiente para poder mastigar chiclete, este gesto pode ajudar muito a aliviar a pressão do ouvido.

Limpar os ouvidos – colocar uma pequena quantidade de óleo de coco no cotonete e esfregar suavemente o ouvido exterior para o limpar, vai tirar a sujidade e acabar com peles que possam existir. Atenção só para não empurrar o cotonete para dentro do canal auditivo.

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais).

A lavagem de ouvido só deve ser feita por um otorrino ou outro profissional de saúde capacitado, porém, existem situações em que o médico pode recomendar algo semelhante e mas mais seguro, conhecido como "irrigação com bulbo", que pode ser feito em casa para aliviar o desconforto de pessoas que sofrem frequentemente ...

Normalmente isso acontece quando se empurra o cerumen que está na entrada do conduto auditivo para o fundo do canal. Você pode tentar usar cerumin, uma medicação que "derrete a cera", tomando o cuidado de virar o lado do ouvido comprometido para baixo, alguns minutos depois de usar a medicação.