O que é bom para tirar caruncho de cabelo?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

A tricorrexe nodosa não tem cura. Nenhum procedimento médico ou de salão é capaz de reparar a ruptura das fibras lesionadas. Uma vez formada, resta apenas o corte do cabelo como alternativa terapêutica.

A raspagem ou o corte do cabelo bem curto é uma opção para eliminar o fungo, mas a maioria dos pacientes, principalmente as mulheres, preferem o tratamento farmacológico. O esquema mais utilizado para tratar a piedra branca é: Xampu de cetoconazol 2%, três vezes por semana por dois meses.

O mofo no couro cabeludo é um tipo de micose conhecida como Tinea capitis. As causas para o aparecimento de mofo no cabelo são variadas – e, por isso mesmo, o problema é tão frequente!

Para exterminar esses bichinhos no couro cabeludo é preciso associar algumas medidas terapêuticas. O tratamento medicamentoso inclui loção tópica e remédio oral para piolho. Além disso, é importante usar pente fino e solução de água com vinagre para remoção das lêndeas.

1 copo de vinagre de sidra ou de maçã; 1 copo de água morna. Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.

Demodex: o parasita causa problemas quando não se lava o cabelo. Você sabia que existe um tipo de ácaro que vive nos folículos pilosos e glândulas sebáceas, não apenas dos humanos, mas, dos mamíferos em geral? Ele se chama Demodex, é de tamanho microscópico e se alimenta de células mortas da pele.

A mais tradicional é usar um pente bem fino desde o couro cabeludo para retirar todas as larvas e todos os ovos. A Fiocruz afirma que uma mistura de água com vinagre (com a mesma quantidade das duas substâncias) pode ajudar a combater os piolhos e não é tóxica (ou seja, não faz mal à saúde).

Pediculose da cabeça é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.

O diagnóstico da micose do couro cabeludo é feito através do exame clínico, confirmado por análise laboratorial. A presença de fungos pode ser detectada pelo exame micológico direto, com identificação do tipo de fungo através da cultura.

Está liberado passar o vinagre de maça no cabelo sujo, principalmente quem quer aproveitar a ação anti-inflamatório do produto no combate as caspas. É só aplicar o vinagre diretamente no couro cabeludo e massagear com as pontas dos dedos – nunca com as unhas para não ferir a região –, e aguarde 2 a 5 minutos.

Piedra branca é uma infecção fúngica rara, assintomática do pelo, causada por fungos do gênero Trichosporon. Caracteriza-se por nódulos com coloração que varia do branco ao castanho-claro, aderidos à haste do pelo.

Para que serve: É um medicamento indicado para o tratamento de infecções do couro cabeludo causadas por fungos e leveduras. O princípio ativo Cetoconazol possui potente atividade antimicótica (que combate a micose), aliviando o prurido (coceira) e descamação, que geralmente ocorrem em casos de dermatite seborreica.

O mau cheiro no couro cabeludo deve-se à presença excessiva de sebo, provocada por uma hipersecreção das glândulas sebáceas do couro cabeludo, que fica com excesso de gordura. Embora seja um problema meramente estético e dermatológico, também pode acelerar a queda de cabelo.

Bicarbonato de sódio

  1. misture uma parte de bicarbonato de sódio em três partes de água;
  2. enxágue o cabelo com água e aplique esta pasta sobre ele;
  3. deixe agir cinco minutos e, em seguida, lave-o bem.

Como tratar o demodex
“Além disso, o uso de sabonetes, xampus e loções contendo ácido salicílico, peróxido de benzoíla e sulfeto de selênio podem ajudar a controlar a proliferação na pele e no couro cabeludo”, conta.

Cabelo sujo e seus malefícios
Além do incômodo de os fios ficarem com aspecto grudado e oleoso, principalmente na raiz, ficar sem lavar o cabelo pode causar alguns problemas no couro cabeludo como o aparecimento de fungos e dermatite seborreica, a famosa caspa.

O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.

Vinagre para piolho
Mas, o vinagre pode sim ser utilizado no combate contra os piolhos. Isso porque é recomendado que você não esprema os piolhos que são retirados do cabelo, já que isso pode fazer com que os ovos que estão dentro dele se espalhem e causem uma nova infestação.