O que é bom para tirar as casquinhas da cabeça do bebê?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Não esfregue nem puxe as crostas. Use água para enxaguar as partes que se soltarem. Se as crostas não se soltarem, talvez seja o caso de massagear o local com óleo de origem vegetal (como de amêndoas) 30 minutos antes do banho para ajudar a remover as mais resistentes. Depois, lave o cabelo do bebê com shampoo.

É uma forma leve de dermatite. Pode ser causada por altos níveis de hormônios da mãe no corpo do bebê após o nascimento, o que faz com que a pele produza óleo extra que se acumula como uma crosta. A crosta láctea também pode ser causada pelo crescimento excessivo de um fungo que normalmente vive na pele.

A indicação para lavar o cabelo do seu bebê é todos os dias, uma vez ao dia! Essa frequência evita infecções no couro cabeludo e também o ressecamento e outras complicações. Após o primeiro mês de vida, você pode espaçar a frequência em que lava o cabelo do seu filho.

BABÉ Pediátrico Shampoo Crosta Láctea é indicado para tratar e prevenir a crosta láctea no couro cabeludo sensível dos bebês e crianças.

A maneira mais indicada para retirar as casquinhas é passar óleo para bebês ou óleo de amêndoas, suavemente, com a ajuda de um algodão embebido no couro cabeludo do bebê cerca de 30 minutos antes do banho.

Não é preciso fazer nenhum tratamento para tirar as casquinhas do couro cabeludo do bebê. Elas não incomodam a criança e acabam indo embora sozinhas. Procure não ficar puxando, porque isso cria feridas que podem ser a porta de entrada para alguma infecção.

O óleo corporal também é muito importante e recomendado, porém, ele não cumpre com a função de hidratar a pele como acontece com o creme. Entretanto, ajuda a trazer a sensação de suavidade e maciez, que deixa o bebê ainda mais gostoso.

Casquinha na cabeça do bebê: 4 cuidados simples de seguir

  1. Usar um shampoo delicado. "Usamos um shampoo especial para crostas na cabeça que ajudou nosso bebê. ...
  2. Massagem. "Experimente massagear óleo de coco no couro cabeludo uns 30 minutos antes do banho. ...
  3. Escovar, não descascar. ...
  4. Mantenha a cabeça do bebê seca.

Caso lavar o cabelo do bebê com água não seja o suficiente, use um shampoo específico, como o Shampoo Recém-Nascido da Mustela com textura espuma, que ajuda a evitar o aparecimento da crosta láctea e melhora os sintomas. Sempre massageie delicadamente o couro cabeludo para evitar irritações.

Aplicação de óleo de amêndoas doces
O óleo de amêndoas doces é também frequentemente recomendado, sempre com o objetivo de amolecer e hidratar as crostas.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Portanto, as mamães precisam segurar a ansiedade para saber como será exatamente o cabelo do bebê, já que mesmo após o parto os fios passam por transformações de cor e textura. A partir dos 6 meses eles começam a ficar como de fato serão: lisos, cacheados, crespos, finos ou grossos.

Se o objetivo é deixar o bebê cheiroso, invista em um bom hidratante infantil ou em gotinhas de perfume na roupa dele.

Esfregar delicadamente leite materno nas áreas secas e irritadas do couro cabeludo do seu bebê pode ajudar a soltar a pele seca e suavizar a vermelhidão.

Com a ajuda de um pouco de azeite mineral ou óleo apropriado para uso em bebês com um chumaço de algodão, deve ser espalhado por toda a área afetada de crosta láctea. Deixe agir por alguns minutos afim que as crostas amoleçam.

Crosta láctea no bebé

  1. Amolecendo as crostas com massagens suaves, usando óleo de amêndoas doces ou vaselina;
  2. Tentando removê-las cuidadosamente com um pente de pontas arredondadas durante o banho do bebé.

Lave o cabelo e o couro cabeludo 2 a 3 vezes por semana com um champô suave que contenha:

  1. Substâncias ativas antifúngicas para combater a proliferação da Malassezia furfur,
  2. Substâncias ativas que eliminem a caspa e regulem a proliferação celular, e.
  3. Componentes que acalmem o prurido.

O Óleo Baby Recém-Nascido da Johnson's foi desenvolvido especialmente para massagear a pele do bebê e remover as casquinhas do couro cabeludo. Sua fórmula sem corantes, álcool etílico e conservantes é composta com 99% de óleo mineral, e contém algodão, que auxilia na hidratação.