O que é bom para soltar o intestino?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Intestino preso: o que fazer para regular?

  • Maior hidratação;
  • Ingestão de alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes;
  • Fazer mais atividades físicas;
  • Comer devagar e mastigando bem os alimentos;
  • Diminuir o consumo de álcool e cafeína;
  • Beber água morna com limão logo pela manhã;
  • Fazer massagem na barriga;

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

O tenesmo pode ser real (quando o paciente consegue de fato eliminar as fezes) ou uma sensação incômoda que faz a pessoa ir ao banheiro diversas vezes, mas não sai nada! Também pode estar relacionado a estresse, ansiedade e outros problemas psicológicos.

O tratamento ideal para quando o cocô fica preso é indicado pelo médico coloproctologista. Em alguns casos, é necessário usar laxantes ou supositórios. Em situações extremas, pode ser necessário fazer lavagem intestinal ou a remoção manual das fezes!

Antes de mais nada, é preciso saber que alimentos ricos em fibras como ameixa, abóbora, aveia, chia, laranja e mamão contribuem para a formação do bolo fecal servindo como laxante.

CHÁS PARA GASES INTESTINAIS:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Essas frutas contêm fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e favorecem a formação das fezes.

Suco de mamão e laranja
O suco de mamão e laranja é uma excelente fonte de fibras, além de papaína que é uma uma enzima digestiva que ajuda na digestão dos alimentos, sendo uma boa opção de laxante natural. 1 copo de suco de laranja natural; 1 fatia de mamão sem caroço; 3 ameixas secas sem caroço.

A baixa hidratação pode deixar o intestino lento e impedir que você faça cocô com mais frequência. Além disso, a falta de água pode deixar as fezes mais duras, tornando a evacuação mais dolorosa e exigindo muito esforço. Por isso, se você quer ir mais ao banheiro, aumentar a ingestão de água é um passo importante.

Suco de mamão com laranja
Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. Além disso, o mamão contém uma substância chamada papaína, que estimula os movimentos intestinais, facilitando a expulsão das fezes e livrando você da constipação.

bisacodilo

O bisacodilo tem uma ação dupla: estimula os músculos das paredes intestinais e aumenta o teor de água, que ajuda a amolecer as fezes, favorecendo a evacuação. Graças a uma formulação que só possibilita a dissolução do revestimento do comprimido ao nível do cólon, a ação é localizada onde é necessário.

Frutas laxativas (mamão, laranja com bagaço, ameixa preta, mexerica e banana-nanica), vegetais de folha cozidos (escarola, almeirão, brócolis e couve), quiabo, vagens, feijão, lentilha, aveia e farelo de trigo, são alguns exemplos que ajudam a soltar o intestino preso.

mamão

Famoso e queridinho de todos que convivem com a prisão de ventre, o mamão é rico em fibras que auxiliam a irrigar o bolo fecal e dar maior volume às fezes. Com grande concentração de papaína, uma enzima digestiva presente na fruta, auxilia a acelerar o processo digestivo e, consequentemente, estimula a evacuação.

Opções como laranja, mamão e ameixa são excelentes para soltar o intestino preso, pois elas são ricas em fibras e em água. A hidratação garantida por essas frutas é excelente para acelerar o trânsito intestinal, enquanto as fibras auxiliam o corpo a formar as fezes.

A constipação intestinal está entre as doenças funcionais do intestino mais comuns, onde cerca de 80% das pessoas sofrem com esse problema. Porém, o que muitas delas não sabem é que ficar mais de 3 dias sem ir ao banheiro não deve ser considerado normal, muito pelo contrário, deve ser investigado e tratado.

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

O ganho de peso e indigestão são doenças comuns quando os intestinos não estão funcionando corretamente.

  • Alimentos ricos em água. ...
  • Alimentos ricos em fibras. ...
  • Brócolis. ...
  • Chá de hibisco e Chá verde. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Frutas e Legumes Frescos. ...
  • Gengibre. ...
  • Hortelã