O que é bom para secar bolhas no pé?

Perguntado por: razambuja4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Repouso: descanse os pés e deixe o local afetado arejado o máximo possível. Proteja: procure usar curativos que não tenham colas, como uma gaze por exemplo, eles ajudam a manter as bolhas longe de atritos. Hidrate: assim como no caso dos calos, manter os pés hidratados ajuda a evitar e tratar as bolhas.

Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

Se a bolha se curou e está limpa e seca, você geralmente pode colocar diretamente sobre a região . Você também pode colar na pele saudável para evitar bolhas em áreas vulneráveis. Adesivos de silicone ou gel se expandem em resposta ao atrito para proteger a área. Vaselina para reduzir a fricção também pode ajudar.

Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas. Troque o curativo como necessário. Se a dor piorar e houver febre ou ocorrer vermelhidão, peça para ser examinado por um médico. Depois de limpar e proteger a bolha, não precisa esperar que cicatrize.

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Repouso: descanse os pés e deixe o local afetado arejado o máximo possível. Proteja: procure usar curativos que não tenham colas, como uma gaze por exemplo, eles ajudam a manter as bolhas longe de atritos. Hidrate: assim como no caso dos calos, manter os pés hidratados ajuda a evitar e tratar as bolhas.

Não aplique qualquer produto como óleo ou manteiga na queimadura; Passe uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento.

Nas partes que já apresentam bolhas, não use proteção. A pele vai grudar no curativo e, quando você retirá-lo, a bolha sairá com ele. Como a pele ainda está muito sensível, isso pode causar manchas e feridas. Nesse caso, o ideal é usar um sapato aberto, que não vai entrar em contato com a área sensibilizada.

Faça compressas frias nas primeiras horas após sua ocorrência. Não coloque pasta de dente ou manteiga em nenhuma hipótese. Use vaselina líquida para manter a queimadura hidratada. Tome analgésico, se necessário, e use filtro solar na região nos dias seguintes.

Após drenar a bolha, faça um curativo sobre ela e certifique-se de que não haverá mais atrito no local. A bolha de sangue acontece quando a lesão formada pelo atrito chega aos vasos sanguíneos superficiais, sem rompimento da epiderme. São, normalmente, formadas por uma pressão forte sobre a pele.

As bolhas são geradas devido ao atrito entre a pele e algum objeto --a meia ou calçado, no caso dos pés; ou, por exemplo, a barra da academia, o guidão da bicicleta ou uma chave de fenda, quando surgem na palma da mão.

Antes de iniciar uma caminhada longa deve “quebrar” o calçado, fazê-lo bem ao seu pé, de forma a evitar bolhas durante o caminho. Uma das grandes causas das bolhas nos pés é o excesso de humidade. E se há coisa em que o algodão é bom, é em reter humidade, logo meias de algodão é de fugir a sete pés.

A existência de pus ou secreção, principalmente de cor amarelada ou esverdeada e mais espessa, também é um indicativo de infecção. É normal que algumas feridas apresentem secreção, mas esta é fluida e de cor clara. Porém, não necessariamente uma ferida que não apresenta pus deixa de estar infeccionada.

Pode furar a bolha? Os médicos são unânimes: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. O ideal é dar um “descanso” para o machucado.

Esfregue os pés com um esfoliante (de preferência, utilize pedra pomes para auxiliar no processo) para retirar o excesso de queratina e pele morta da região. Aplique um hidratante e massageie o calo para finalizar.

O líquido é uma mistura de água e proteínas, que exsuda do tecido danificado. As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele. Essas bolhas curam-se rapidamente, sem deixar cicatriz.

Marca

  • Belfar (1)
  • Cifarma (1)
  • Fibrinase (1)
  • Kollagenase (3)
  • Ktriz (1)
  • Medley (1)
  • Nebacetin (2)
  • Prati (2)

O Genérico do Nebacetin é uma pomada com princípios ativos que tratam infecções de pele ou mucosas causadas por bactérias, fungos, entre outros. A Neomicina, presente na fórmula do Genérico do Nebacetin, é um antibiótico aminoglicosídeo que trata complicações causadas pelos microrganismos.

Para prevenir as bolhas, o melhor a ser feito é escolher muito bem o tênis; cuidar dos pés na véspera das prova; jamais usar sapatos muito apertados, mas também não deixá-los folgados para não roçar; utilizar pomadas e vaselina; se tiver pontos sensíveis no pé, proteger com esparadrapo.

A seguir, veja 3 dicas para evitar as bolhas.

  1. Fuja de meias muito grossas. ...
  2. Escolha um tênis adequado. ...
  3. Use cremes específicos ou vaselina (e continue correndo!) ...
  4. Precisa de uma sequência de treino para atingir seu objetivo? ...
  5. Continue por aqui.

4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização

  • Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.