O que E bom para rouquidão de passarinho?

Perguntado por: vmartins . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Auxiliar no tratamento e prevenção das afecções broncopulmonares (bronquite, ronquidão, coriza, resfriados, laringotraqueíte). Administrar adicionando à água de beber. PEQUENOS PÁSSAROS OU CRIAS DE AVES: administrar de 3 a 5 gotas por dia.

Os sinais clínicos são: corrimento fluído nas vias nasais, catarro, conjuntivite, edema da cabeça e ao redor dos olhos. Em alguns casos ocorre o fechamento das pálpebras e até a destruição do globo ocular. As aves quando infectadas diminuem a postura e ficam com as asas caídas.

Espirros ou tosse: quando as aves espirram ou tossem e fazem outros sons como se estivessem gemendo, pode ser indicação de um problema na respiração do seu pássaro.

A dipirona é um analgésico derivado do pirazol comumente utilizada para aves na dose de 25 mg/kg a cada 8 horas por via oral.

Laringite aguda - é a causa mais frequente da rouquidão. A laringite aguda é o inchaço das cordas vocais por causa de um resfriado comum ou infecção respiratória. Uso indevido da voz - forçar a voz em situações barulhentas ou falar por muito tempo em um tom diferente do seu também pode causar essa alteração.

Pode sim, uso principalmente em perus com problema no figado. Uso para aves adultas um comprimido duas vezes ao dia.

Gengibre em pó é muito utilizado pelos criadores de pássaros para adicionar nas farinhadas e rações a fim de aumentar a imunidade das aves, garantindo vida longa ao plantel.

Com o bico aberto continuamente, o animal mostra seu fôlego mais ofegante. Além disso, as aves podem manter as asas longe do corpo (penas eriçadas), evitando o aquecimento do corpo. Caso identifique que algo está errado, é hora de agir!

INDICAÇÃO: ENDECTOCIDA: para controle dos ácaros dos sacos aéreos (Sternostoma tracheocolum), sarna escamosa (Knemidokoptes pilae), filarídeos (Pelecitus spp; Paraprocta spp), nematódeos gastrointestinais (Ascaridia spp; Capillaria spp; Spiroptera sp). VIA DE ADMINISTRAÇÃO E MODO DE USAR: Via tópica.

Posologia: Para aves pequenas (canários, curiós, coleiros etc) - 3 a 5 gotas no bebedouro de 50 ml. Aves pequenas: diluir uma colher de chá (5 ml) em 1 litro de água filtrada e distribuir de maneira uniforme para as aves a serem tratadas.

O tratamento é baseado no diagnóstico da doença e assim pode ser direcionado de forma correta, de acordo com o médico veterinário. O uso de medicamentos deve ser sempre acompanhado e indicado por um profissional capacitado que saiba qual problema será tratado.

Segundo Camila, o chá precisa estar sem nenhum tipo de açúcar ou adoçante, frio, e não necessariamente mais fraco. “Eles podem ser usados tanto em infusões para a ave ingerir, como também pode servir para o banho do animal”, conta. Dentre os mais usados, estão o de boldo, alho, camomila, hortelã, e limão.

Esteja atento aos seguintes sinais:

  • Agitação, fraqueza e perda de peso evidentes.
  • Prurido intenso com queda de penas.
  • Alterações na pele, bico e garras.
  • Evitação do ninho.
  • Diminuição do rendimento (por exemplo, decréscimo da produção de ovos)
  • Dificuldades respiratórias, como espirrar ou tossir.

É importante consultar o pneumologista ou o clínico geral, sempre que surgir respiração ofegante, especialmente quando se torna frequente e não melhora mesmo após o repouso, ou for acompanhada de outros sintomas, para que seja diagnosticada a sua causa e iniciado o tratamento mais adequado.

O Antibiótico Avitrin Coveli é indicado para tratamento e controle das infecções bacterianas do trato respiratório e entérico das aves, produzidas por staphylococcus aureaus, chlamydia psittacci, salmonella ssp e escherichia coli, infecções essas responsáveis pelo aparecimento de corrimento nasal, diarreias, fraqueza, ...

Os pássaros ficam apáticos e sentem dores no corpo. Grande parte das aves ficam com febre alta. Os olhos ficam vermelhos e inchados. As aves apresentam corrimento nasal e dificuldade em respirar devido à inflamação das vias respiratórias superiores.

A dexametasona e a prednisolona são os antiinflamatórios preferidos na clínica de aves.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

Embora a rouquidão usualmente desapareça em alguns dias, quando ela se torna uma condição duradoura, é preciso investigar sua origem. O sinal de alerta se acende quando a alteração na voz se prolonga por mais de duas semanas.

EUPHON® Pastilhas (Erisimo Officinalis): Indicado no tratamento sintomático da afonia, rouquidão, tosses irritativas e afeções laríngeas.

Colocar o gengibre numa panela juntamente com a água e deixar ferver. Quando estiver morno, coar e beber até 4 xícaras do chá por dia, até a voz voltar. O mel para adoçar é a gosto, no entanto, ele funciona como um bálsamo protegendo a garganta e as cordas vocais e o chá deve ser bebido morno para ter resultado.