O que é bom para queloide na orelha?

Perguntado por: atorres6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

O tratamento para queloide na orelha, de tamanho pequena, pode ser feito com laser, uso de injeções de corticoide ou por compressão. Em cicatrizes maiores pode ser indicado o tratamento cirúrgico. Após o tratamento cirúrgico, para não ter recidiva do problema, pode ser indicado radiação.

Formas de prevenir e tratar as queloides

  1. Uso de pomadas e cremes com corticoides, seguindo prescrição e orientação médica;
  2. Crioterapia, muito eficaz para reduzir os tamanhos das queloides;
  3. Tratamento a laser, que pode ajudar a reduzir a altura e a pigmentação da cicatriz queloidiana;
  4. Curativos à base de silicone, etc.

Por que o queloide costuma surgir na orelha? O queloide pode surgir a partir de qualquer lesão que necessite de cicatrização, pode ser um pequeno corte, uma cicatriz cirúrgica, uma marca de vacina, uma lesão de catapora, uma tatuagem.

Quanto tempo demora para sair queloide? A queloide infelizmente é uma condição da pele que não tem cura, e dificilmente some espontaneamente com o tempo. No entanto, dependendo do tratamento, ela pode diminuir e ficar mais suave ao passar dos anos, o que também dependerá da pele de cada indivíduo.

É recomendado? De acordo com a dermatologista Fabiana Seidl, não. “O ideal é que não seja feito nenhum piercing ou tatuagem em cima de um processo inflamatório ou quelóide/ cicatriz hipertrófica”, diz.

Medicamentos Anti-inflamatórios Para Queloide

  • Dipropionato de Betametasona + Fosfato Dissódico de Betametasona 5mg/ml + 2mg/ml Neo Química Suspensão Injetável. ...
  • Permese Solução Injetável 5 mg/ml + 2 mg/ml Ampola + Seringa Momenta 1ml. ...
  • Duoflam 6,43mg+2,63mg Ampola+Seringa 1ml. ...
  • Diprospan Hypak Ampola Mantecorp Farmasa 1x1ml.

Quais os sintomas de um queloide? Um queloide se manifesta em cicatrizes com relevo e muda a tonalidade da pele no local afetado para vermelho ou castanho. Em alguns casos, pode se transformar em um nódulo na pele, similar a um calombo.

Como tratar o queloide? Segundo a médica, alguns queloides vão diminuindo de tamanho durante os anos, mas podem aparecer novamente. “Tratamentos com corticoide, com laser ou até mesmo remoção cirúrgica. Tudo vai depender do caso e da extensão das marcas”, indicou a dermatologista.

3) Crioterapia: procedimento que usa nitrogênio líquido para congelar o queloide de dentro para fora. Funciona melhor em cicatrizes pequenas a fim de reduzir a firmeza e o tamanho da lesão.

Veja o que fazer para evitar o surgimento das queloides
- Evitar a exposição solar, pois provoca inchaço nas cicatrizes, estimulando a produção de melanina na região, o que deixa a área escurecida. Portanto, cuide com o sol entre 10h e 16h e não deixe de passar o protetor solar.

Esse excesso na produção de colágeno, aumenta o risco de desenvolver queloide, uma cicatriz alta e espessa que ultrapassa as barreiras da pele. O camarão não é o único vilão. Para se ter ideia, todos os alimentos ricos em gordura animal e gordura trans, podem piorar o quadro inflamatório.

Qual é o preço da cirurgia para tirar queloide da orelha? A cirurgia para tirar queloide da orelha custa a partir de R$ 4.830,50 na cidade de São Paulo (Abril/2023). Os valores variam de acordo com a expertise do cirurgião, hospital ou clínica escolhida.

Pode estourar o queloide? Existem alguns mitos populares sobre a perfuração do queloide, mas a dermatologista não recomenda estourar: “mas pode sair uma secreção esbranquiçada de forma espontânea”.

A pomada para queloide, como a kelo-cote e contractubex podem funcionar, porém elas precisam de certos cuidados, como não entrar em contato com roupas e sofrer exposição solar. Entretanto, mesmo elas funcionando e sendo indicadas por médicos, elas ainda não são a forma mais eficaz de tratamento.

Depois de um corte, um machucado, uma cirurgia ou queimadura, a reação da pele é formar um novo tecido para curar a ferida. O problema é que nem sempre a cicatriz que fica é lisa, fina e discreta. Pode ocorrer um crescimento anormal do tecido na cicatriz, formando o queloide.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Para pessoas que tem uma maior probabilidade na formação de queloides, normalmente não é aconselhável a realização de piercings devido as grande chances do aparecimento de queloide na área durante a cicatrização.

Em muitos casos, o queloide na orelhapode ser removido por meio de cirurgia, depois de ter dado início ao tratamento que pode levar até quatros meses. “Este período da terapia é necessário para reduzir a lesão e, assim, evitar que ela possa retornar.

Os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original. Algumas pessoas têm queixas de dor, coceira leve ou uma sensação de queimação ao redor da cicatriz. Dependendo do local afetado também pode ocorrer limitação do movimento ou dor na movimentação.

Piercing inflamado - 7 dicas para higienizar e tratar!

  1. Limpe bem! ...
  2. Evite contato com a região perfurada. ...
  3. Mantenha o furo seco e arejado. ...
  4. Enxaguante bucal no caso de piercing na boca. ...
  5. Compressa de soro fisiológico. ...
  6. Troque com frequência seus lençóis e fronha. ...
  7. Use Stratamed para agilizar a cicatrização.

Para este método, é necessário fazer uma compressa de salmoura para higienizar o seu piercing. Para isso, você precisará de 1 colher de café de sal marinho e 100ml de água destilada, mineral ou purificada morna. Umedeça uma gaze estéril e fazer uma compressa por aproximadamente 7 a 15 minutos.