O que é bom para queloide de piercing?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Uma pomada muito utilizada para tratar e prevenir queloides é o Kelosil em gel de silicone, produto que também é referência no mercado por suavizar a aparência de cicatrizes e por reduzir os desconfortos causados pela cicatriz.

3) Crioterapia: procedimento que usa nitrogênio líquido para congelar o queloide de dentro para fora. Funciona melhor em cicatrizes pequenas a fim de reduzir a firmeza e o tamanho da lesão.

O uso de piercings está entre as principais causas do aparecimento de queloides. Isso porque a perfuração resulta em uma ferida, e com a ação natural do organismo de cicatrizar aquela lesão, a queloide – que nada mais é do que uma formação tecidual em excesso – aparece.

É recomendado? De acordo com a dermatologista Fabiana Seidl, não. “O ideal é que não seja feito nenhum piercing ou tatuagem em cima de um processo inflamatório ou quelóide/ cicatriz hipertrófica”, diz.

Quanto tempo demora para sair queloide? A queloide infelizmente é uma condição da pele que não tem cura, e dificilmente some espontaneamente com o tempo. No entanto, dependendo do tratamento, ela pode diminuir e ficar mais suave ao passar dos anos, o que também dependerá da pele de cada indivíduo.

Para isso, você precisará de 1 colher de café de sal marinho e 100ml de água destilada, mineral ou purificada morna. Umedeça uma gaze estéril e fazer uma compressa por aproximadamente 7 a 15 minutos. Neste tempo, troque a gaze durante algumas vezes.

Quais os sintomas de um queloide? Um queloide se manifesta em cicatrizes com relevo e muda a tonalidade da pele no local afetado para vermelho ou castanho. Em alguns casos, pode se transformar em um nódulo na pele, similar a um calombo.

Pode estourar o queloide? Existem alguns mitos populares sobre a perfuração do queloide, mas a dermatologista não recomenda estourar: “mas pode sair uma secreção esbranquiçada de forma espontânea”.

6 pomadas para cicatrização de queloide

  1. Stratamed. O Stratamed é uma película protetora para cuidado avançado das feridas. ...
  2. Strataderm. ...
  3. O'Gel fita de silicone. ...
  4. Contractubex. ...
  5. Kelosil. ...
  6. Diprogenta.

INJEÇÃO DE CORTICOIDES
A injeção intralesional de triancinolona é eficaz e consiste na primeira linha de tratamento dos quelóides e segunda linha terapêutica para cicatrizes hipertróficas.

Os queloides crescem sem respeitar os limites da ferida original. Algumas pessoas têm queixas de dor, coceira leve ou uma sensação de queimação ao redor da cicatriz. Dependendo do local afetado também pode ocorrer limitação do movimento ou dor na movimentação.

O queloide
O primeiro passo a que devemos nos atentar numa cicatriz pós-cirúrgica é se foi desenvolvido queloide ou se é apenas uma cicatriz hipertrófica. Ambos são muito parecidos em sua composição. Eles crescem acima do comum, ficam avermelhados, causam muita coceira e também doem.

Cirurgia de reparo de cicatriz
Em alguns casos, a melhor forma de como eliminar queloide é por meio da remoção cirúrgica. Nesse procedimento, o médico secciona a área lesionada e utiliza pontos internos para fazer a sutura, favorecendo um novo processo de cicatrização.

Piercing inflamado - 7 dicas para higienizar e tratar!

  1. Limpe bem! ...
  2. Evite contato com a região perfurada. ...
  3. Mantenha o furo seco e arejado. ...
  4. Enxaguante bucal no caso de piercing na boca. ...
  5. Compressa de soro fisiológico. ...
  6. Troque com frequência seus lençóis e fronha. ...
  7. Use Stratamed para agilizar a cicatrização.

4 a 8 semanas: Língua. 1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

Compressão. Envolve a aplicação de pressão sobre o local da queloide para promover a redução da espessura da pele. Pode ser feito com botões de compressão ou faixas elásticas.

De acordo com a médica, a queloide é uma proliferação fibrosa que ocorre após traumas como marcas de cirurgia, acne, queimadura, vacina ou ferimentos.

Qual é o preço da cirurgia para tirar queloide da orelha? A cirurgia para tirar queloide da orelha custa a partir de R$ 4.830,50 na cidade de São Paulo (Abril/2023). Os valores variam de acordo com a expertise do cirurgião, hospital ou clínica escolhida.