O que é bom para queimadura de lagarta de fogo?

Perguntado por: osanches8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Lavar o local da picada com água fria ou gelada e sabão. Levar o indivíduo imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo oportuno. A identificação da lagarta causadora do acidente pode ajudar no diagnóstico.

A maioria dos casos tem evolução benigna; sendo bastante comuns as chamadas “queimaduras”. Acidentes envolvendo lagartas do gênero Lonomia obliqua podem provocar risco de morte caracterizado por alterações na coagulação do sangue. Podem surgir reações alérgicas e/ou inflamações na pele (dermatite).

682), Rodolpho Von lhering afirma:"... em geral, a dor cede gradativamente, no espaço de algumas horas (ou após 36 horas, como o verificamos pessoalmente, quando nos sujeitamos a uma experiência compteta)".

O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico.

Conheça as pomadas mais recomendadas pelos médicos para iniciar o tratamento para queimaduras de primeiro grau

  • Bepantol. ...
  • Nebacetin. ...
  • Esperson.

Em contato com a pele, essas cerdas podem causar dermatite papulopruriginosa. Os acidentes provocados pelas lagartas, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.

Examine as marcas da lagarta.
Se a sua coloração tiver o propósito de disfarçá-las contra predadores ou de “informar” a todos que elas são cheias de toxinas, a maioria das espécies pode ser identificada através desse aspecto.

Geralmente, as queimaduras de 1º grau melhoram de 3 a 6 dias, nesses dias elas costumam descamar, e se cuidar da forma correta, ela também não deixa cicatriz e nem sequelas. Portanto, os sintomas desse tipo de queimadura são intensa dor e vermelhidão no local. Porém, se tocar na pele, aparecerá uma certa palidez.

Depois da passagem pelo estágio completo de metamorfose, tais lagartas darão origem a uma mariposa de coloração cinza nas fêmeas e amarelo ou laranja nos indivíduos machos.

A lagarta de fogo, popularmente chamada de taturana, é a forma jovem de uma mariposa da família Megalopygidae. Por conta dessa característica, seu nome científico é Megalopyge lanata. A espécie pertence à ordem Lepidoptera, que classifica os insetos que apresentam asas cobertas de escamas, como mariposas e borboletas.

Insetos-praga no Brasil: Lagarta-preta. Lagartas do gênero Spodoptera vêm ganhando importância nas últimas safras. Dentre elas, a lagarta-preta (S. cosmioides) tem causado danos severos à cultura da soja, devido a sua alta capacidade de desfolha.

Se durante este processo o inseto for manipulado, as asas podem ficar mal formadas, originando uma borboleta ou mariposa deformada.

“A taturana quando em contato com a pele do ser humano provoca, na maioria dos casos, dor intensa do tipo queimação, edema (inchaço) no local e vermelhidão”, explicou.

Lonomia oblíqua é venenosa e pode causar insuficiência renal.

Anestésicos e analgésicos podem ajudar a aliviar a dor causada por queimaduras. “O uso de umectantes, como a vaselina, ajuda a manter a lesão hidratada. Analgésicos podem ser indicados para alívio da dor, se não houver contraindicações”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura.

A babosa é indicada para hidratar a pele e tratar de queimaduras e inflamações. O uso deve ser externo. Para cuidar de queimaduras, é preciso espalhar a mucilagem sobre o ferimento duas vezes por dia.

Normalmente em queimaduras de primeiro grau o uso de analgésicos como paracetamol, ibuprofeno e ácido acetilsalicílico e de hidratantes é suficiente. Anestésicos tópicos também podem ser úteis no alívio da dor.

A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada). Devemos usar a água por tempo suficiente para resfriar o local atingido para que a queimadura não continue a atingir camadas mais profundas da pele.

A receita é simples: logo após o acidente, a queimadura deve ser resfriada com água corrente em temperatura ambiente e protegida com um pano limpo para que não tenha nenhuma infecção. Depois disso, é essencial buscar o atendimento de saúde.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.