O que é bom para picada de cobra em cachorro?

Perguntado por: oescobar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Procurar assistência de um médico veterinário em, NO MÁXIMO, seis a oito horas, para que o animal tome o soro antiofídico (não é o mesmo soro dado aos humanos); Mantenha o animal calmo e evite que ele se movimente muito; Coloque gelo na região da picada para conter o inchaço (às vezes o cão não deixa, devido à dor);

Dessa forma, é muito arriscado oferecer leite para o bichinho, o alimento pode colocar a vida dele em um risco ainda maior. O melhor a fazer é correr com ele para uma clínica veterinária.

Apesar das mortes, médicos podem contar com um tratamento altamente eficaz para o envenenamento, o soro antiofídico. No país, este medicamento é produzido há mais de um século pelo Instituto Butantan.

O efeito do veneno da jararaca dura, em média, 6 horas no organismo do cachorro. Dependendo da raça e do tamanho dele, o fim desse efeito pode ser muito triste. Por isso, se for possível procurar uma clínica veterinária logo após a picada, faça isso!

A primeira recomendação que nós damos é lavar bem a região com água e sabão.” Segundo Fan, não se deve amarrar o local da picada nem tentar chupar o veneno. “Nenhuma dessas medidas é capaz de impedir a ação do veneno. Não se deve passar nenhum produto nem remédio caseiro.

Uma vez manifestados, os efeitos neurotóxicos do veneno são dificilmente revertidos, podendo durar de 3 a 6 dias.

No Brasil, o tratamento é realizado com soro antiofídico, produzido pelo Instituto Butantan, distribuído por todo o Brasil. O soro só pode ser aplicado por profissionais capacitados.

Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.

NÃO colocar remédios caseiros sobre o ferimento, já que eles podem causar infecção; Caso consiga localizar o local da picada, faça a higienização com água oxigenada e aplique pomada antibiótica.

O carvão ativado, podendo ser encontrado em pastilhas para uso veterinário, pode auxiliar no cuidado do seu cachorro em situação de envenenamento. A ingestão do carvão ativado impede que o veneno seja totalmente absorvido pelo cachorro e, às vezes, pode até mesmo já induzir o vômito de parte da substância ingerida.

Vermelhidão e inchaço, cerca de 30 a 60 minutos após a mordida. Hematoma e retesamento, 3 a 6 horas após a mordida.

A recomendação médica é expressa: quem é picado deve receber o soro antiofídico com urgência. “O soro tem ação sistêmica.

A ingestão do chá de macaporanga reduz significativamente a ação hemorrágica causada pela picada da jararaca, além de ter um alto potencial antimicrobiano.

Em animais de pequeno porte, desprezar 30 mL do diluente na seringa, reconstituíndo a fração liofilizada com o restante. No momento da aplicação diluir o conteúdo do frasco do produto liofilizado, com o diluente (50mL) da seringa acompanhante. Após reconstituído o produto deve ser aplicado imediatamente.

Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão. Colocar gelo no local. Transportar a criança ao médico mais próximo, para tratamento (aplicação do soro).

Os efeitos das toxinas das cobras podem variar dependendo da espécie. Mas os principais sintomas são hemorragias, coagulação sanguínea e até paralisia.

O soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético, heterólogo e hiperimune, é indicado como um dos tratamentos para envenenamento causado por picada de serpentes do gênero Bothrops (ex: jararaca, jararacuçu, urutu, cotiara, caiçara e outras) ou ainda do gênero Lachesis (surucucu pico-de-jaca).

As escamas das cobras venenosas são alongadas, pontiagudas e causam uma sensação de aspereza ao toque; Cobras venenosas têm a cabeça triangular, bem destacada do corpo (com exceção das cobras corais); Os olhos das serpentes venenosas têm a pupila em fenda vertical.