O que é bom para pelo encravado no seio?

Perguntado por: rpereira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Com uma agulha e uma pinça esterilizadas com água fervente, você pode tentar puxar o pelo para fora, acabando com o problema. Antes de começar, passe um algodão na região afetada com álcool para evitar contaminações. Delicadamente, puxe o fio com a agulha ou com a pinça.

Antes da depilação ou barbear, aplique uma toalha quente na pele a ser depilada, ou lave com água quente, isso ajudará a retirada dos fios mais facilmente; Quando houver um pelo encravado, massageie-o com a polpa da babosa (aloe vera); Aplique creme para assaduras de bebês todos os dias.

Neste caso a Pomada Minancora pode ser usada para o tratamento em conjunto a hábitos que ajudem a evitar que o pelo encrave. Para ajudar nesse processo, utilize a pomada na região 1 a 2 vezes por dia.

E quais são os sintomas do cisto pilonidal?

  1. Febre;
  2. Desconforto ou dor na região interglútea;
  3. Calor local;
  4. Edema;
  5. Vermelhidão;
  6. Dificuldade para sentar;
  7. Aumento do volume na região.

A foliculite que não desaparece espontaneamente após espera de várias semanas também deve ser tratada. A antibioticoterapia tópica é suficiente para muitos casos de foliculite infecciosa bacteriana. Os antibióticos de primeira linha preferidos são a mupirocina, a clindamicina e a retapamulina.

Para atingir o pelo encravado, faça movimentos em direções variadas, mas tente não colocar muita força, pois a pele pode se machucar e sangrar, piorando a situação ainda mais.

Para facilitar a saída do fio, a sugestão é aplicar uma compressa com água morna durante alguns minutos por dia para abrir os poros.

Muitas vezes, o pelo encravado é parecido com uma espinha. Ele se eleva em relação à pele, devido à irritação, e pode ser bastante dolorido, principalmente ao ser cutucado.

O importante é que tudo seja feito com cuidado, de preferência durante o banho, utilizando sabonetes esfoliantes, esponjas ou cremes abrasivos especiais, que devem ser aplicados em movimentos circulares, suavemente. Depois, é hidratar bem a pele para evitar o ressecamento que a torna mais exposta a esse tipo de lesão.

O dermatologista é o médico mais indicado para o correto diagnóstico e tratamento da foliculite.

Os homens que se raspam ou depilam também estão sujeitos a isso, principalmente na região da barba, pescoço e peito. Roupas apertadas também causam pelo encravado devido ao atrito constante com a pele, especialmente na virilha e nas coxas. O problema é ainda mais comum em quem pratica esportes e outras atividades.

Quando o problema se agrava, há risco da condição passar para uma infecção chamada foliculite. Essa inflamação ocorre no folículo piloso, uma estrutura dérmica que envolve o pelo e, dependendo da gravidade, pode causar perda permanente do fio ou cicatrizes.

Furúnculos: abscessos de pele que se formam ao redor de folículos pilosos. Carbúnculos: mais de um furúnculo, unidos mais profundamente na pele.

Inicialmente, esfolie e hidrate a região com frequência. Se persistir, procure um dermatologista para uma avaliação clínica e um diagnóstico mais preciso. Jamais esprema ou tire com agulha”, ressalta a dermatologista. Na hora de hidratar a pele, você pode apostar no Hidratante Corporal Castanha, de Natura Ekos.

Foliculite / pelo encravado
A foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados.

Depois da depilação, um pelo cortado pode enrolar abaixo da pele e começar a crescer sob a superfície. Esse pelo encravado cria um pequeno caroço vermelho ou da cor da pele, que pode ou não conter pus, pode coçar e causar vermelhidão, inchaço e dor.