O que é bom para o estômago enjoado?

Perguntado por: oilha . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

O que é bom para náusea?

  • Banana. A vitamina B6 é um micronutriente bastante útil para pacientes que sofrem fortes náuseas matinas como consequência de quimioterapia ou gestão. ...
  • Gengibre. ...
  • Chás de ervas. ...
  • Água. ...
  • Alimento seco. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Remédio para enjoo e náusea.

A dica é comer uma fruta cítrica, tomar um suco ou chupar um picolé de limão quando se sentir mais disposta.

O tratamento para dor no estômago deve ainda incluir uma dieta leve, à base de saladas, frutas e sucos de frutas, como melancia, melão ou mamão, evitando comer alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.

Os sinais e sintomas de má digestão geralmente são:

  • gases, flatulência, azia, sensação de estômago cheio ou pesado, enjoo;
  • vômito, sensação de ter comido muito mesmo após ter comido pouco,
  • diarreia ou prisão de ventre, fadiga, acne, alergias alimentares, deficiência de ferro.

É usado para tratar úlceras gástricas (estômago) e duodenais (intestino) e refluxo gastresofágico (quando o suco gástrico do estômago volta para o esôfago). Muitas vezes o omeprazol é usado também na combinação com antibióticos para tratar as úlceras associadas às infecções causadas pela bactéria Helycobacter pylori.

Frutas. Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo.

Os chás mais indicados para tratar de enjoo são os de boldo, de hortelã e de camomila.

Frutas como laranja e limão são ricas em ácido fólico, uma vitamina que estimula a formação dos ácidos digestivos e favorece o esvaziamento gástrico. Estas vitaminas são ótimas para diminuir a incidência de enjoos durante o tratamento e podem ser consumidas diariamente, pois também aumentam a imunidade da paciente.

É preciso procurar um médico e até atendimento de emergência quando o enjoo impede a alimentação adequada e/ou traz outros sintomas como forte dor de cabeça, torcicolo, letargia, vômito com sangue, elevação de pressão arterial, febre, vômito e diarreia combinados e/ou dor abdominal intensa.

Algumas condições clínicas que podem estar relacionadas ao desconforto estomacal são: Doenças causadas por excesso de ácido, como gastrite e úlcera; Doenças neoplásicas, como câncer do estômago; Problemas de esvaziamento gástrico, como a gastroparesia diabética e a dispepsia funcional.

Como o enjoo está associado à produção de hCG ele tende a se iniciar com 5 ou 6 semanas, apresentar um pico entre 8 e 10 semanas e, a partir de então, reduzir. Deve desaparecer completamente em cerca de 16 semanas, muito embora costume cessar antes deste período.

“Recomendo sempre que o paciente faça um suco com algum tipo de fruta cítrica, como limão ou laranja, junto com outras frutas a gosto. Por exemplo, um suco de maçã com limão e hortelã, ou um suco de cenoura com tangerina e gengibre.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Amenizando o problema
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.