O que é bom para nervo do pé inflamado?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Repouso e aplicação de gelo no local também são recomendados. A repetição das injeções em intervalos de uma ou duas semanas pode ser necessária. Algumas vezes, crioterapia (aplicação de fontes de frio) ou injeção de álcool no neuroma também pode aliviar a dor.

Ela pode variar de leve a intensa, dependendo da causa subjacente e muitas vezes, a dor é um sintoma de uma lesão aguda ou uma condição crônica, como fascite plantar, espasmo do calcâneo, neuroma de Morton, tendinite ou fratura. Nesse artigo você vai descobrir o que é e o melhor tratamento para dor no pé ao pisar.

É importante entender que os nervos se regeneram a uma taxa muito lenta, cerca de um milímetro por dia. Portanto, a recuperação é um processo longo e gradual, que geralmente leva vários meses a um ano. Geralmente utilizamos imobilização nas primeiras semanas, dependendo do tipo de lesão e da localização.

O frio pode reduzir o inchaço e inflamação ao contrair os vasos sanguíneos (um processo denominado vasoconstrição). É geralmente recomendado que aplique gelo em lesões desportivas, tais como entorses e distensões no tornozelo ou joelho, para ajudar a reduzir o inchaço.

A prática é relaxante, alivia o estresse e o cansaço, estimula a circulação sanguínea e suaviza os pés. Quando preparado com sal grosso, também reduz o inchaço.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

A dor no pé não costuma ter causas graves, sendo normalmente resolvida com repouso ou compressas no local. No entanto, há qualquer sinal de dor média ou intensa é importante ir até um médico ortopedista para investigar a possibilidade de alguma lesão ou problema mais grave na região dos pés.

Fascite Plantar
Além disso, podemos ter dor em uma localização mais posterior do calcanhar ou na parte de baixo, na planta do pé. A pessoa que acorda de manhã vai colocar o pé no chão e sente aquela dor na região posterior do calcanhar, é bem típico, muito característico da fascite plantar.

Além de aliviar as dores, fazer um escalda pés pode ser relaxante e terapêutico após um dia de trabalho exaustivo em . Esquente a água até uma temperatura agradável para você e coloque em uma bacia. Depois, adicione sal grosso. Para um efeito melhor, coloque ervas calmantes secas ou na forma de óleos essenciais.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Se a fascite plantar não for tratada, a dor pode se tornar crônica, limitar a atividade física e os afazeres diários.

Você pode usar a compressa quente de 3 a 4 vezes ao dia, durante 20 minutos, aplicando-a no local indicado e mantendo-a até que a área esteja fria. Lembre-se de enrolá-la em um tecido fino para não haver contato direto com a pele.

Em momentos de crise, é indicado ao paciente o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, a depender do quadro. Ainda, é eficiente para o alívio da dor a realização de compressas mornas no local afetado, o uso de pomadas e repouso em posições que relaxem o nervo, como a posição fetal.

Infecções, incluindo infecções bacterianas, virais e fúngicas, também podem causar inflamação nos nervos. Condições autoimunes como lúpus e artrite reumatoide podem resultar em inflamação dos nervos devido ao ataque do próprio corpo.