O que é bom para misturar com verniz?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Apesar da possibilidade de aplicação direta na madeira, a aguarrás é mais comumente aplicada junto ao verniz, tendo assim a sua função de solvente.

É o seguinte, o thinner é ideal para remover tintas no geral, especialmente superfícies de metal. Já para a diluição da tinta, priorize sempre a aguarrás, a qual não irá alterar o resultado.

Não, o uso do thinner como solvente para estas tintas pode causar problemas, como esbranquiçamento, enrugamento e descascamento da película de tinta.

Produtos ecológicos substitutos de thinner.
Substituem thinners, aromáticos (toluol, xilol, etc.), aguarrás, MEK, acetona,nafta, hexana, pentano, benzina, éter e álcool isopropílico (IPA).

Ao contrário da aguarrás, o thinner não serve para diluir tintas e esmaltes, mas sim para removê-los. Ele também é recomendado para diluição na hora da limpeza, não da aplicação, pois pode adiantar a secagem dos produtos, enrugar e tirar o brilho da tinta.

Assim, pode-se dizer que o thinner é perfeito para fazer a remoção de tintas como um todo, principalmente em superfícies de metal. Já para a diluição da tinta, sempre faça uso da aguarrás, a qual não irá alterar o resultado final.

Verniz à base água
Siga a proporção recomendada para a diluição do produto no verso da embalagem. Se um verniz pede diluição de 10% de água, significa que, para cada 10 partes de verniz, você deve colocar 1 de água, por exemplo; Após adicionar a água, misture para formar um líquido uniforme.

É muito comum ao abrir a lata a tinta apresentar outra cor, mas quando mexer a cor desejada aparece. * Nunca diluir o esmalte c/ gasolina, álcool, querosene, etc.

Querosene. Indicado como desengraxante e desengordurante.

Para dar brilho e limpeza aos móveis, o querosene pode ser adicionado ao verniz comum. Ideal para madeiras e acabamentos rústicos.

Além disso, a falta de água diminui a aderência da tinta e, consequentemente, a cobertura, exigindo mais demãos para o acabamento desejado. Fora isso, pode ocasionar uma parede manchada após a pintura, já que deixa marcas do pincel na superfície.

O álcool etílico é um excelente solvente utilizado em tintas, vernizes, solventes, resinas, adesivos, plásticos, borrachas e etc...

Se o verniz está seco, um truque infalível é colocar o frasco em contacto com água quente. Ferva água numa panela e deixe o verniz lá por uns breves segundos, apenas com o aplicador/tampa de fora. A segunda opção é adicionar um pouco de acetona no frasco. Só tem que acrescentar duas ou três gotas.

A aplicação de verniz na madeira é uma pratica fundamental, por dar durabilidade à madeira e por ser uma maneira de embelezar o material. As aplicações do verniz na madeira impede a absorção de água ou qualquer tipo de umidade, aumentando assim consideravelmente a sua vida útil.