O que é bom para matar traça na parede?

Perguntado por: ralvim5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

“Caso já exista uma infestação por traças, o ideal é fazer uma limpeza detalhada com vinagre branco, remoção manual dos insetos e manutenção do local. Caso ainda não exista, uma ótima prevenção é a solução de cravo da índia que, por conta do odor, afastará os insetos”, recomenda a bióloga.

O biólogo Hugo Bascunan explica que as traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas e gavetas, nas frestas de pisos e rodapés e também em paredes e cantos da casa.

Vinagre até nas roupas
A solução de vinagre branco e água em partes iguais também pode ser borrifada superficialmente nas roupas assim que forem para o armário. A acidez do vinagre afasta as traças. Potinhos de vinagre abertos no fundo do armário da cozinha também apresentam resultados satisfatórios.

Não há registros de transmissão de doenças causadas pelas traças. Entretanto, um ambiente infestado com esses animais pode ser prejudicial a quem tem rinite alérgica, asma brônquica ou outras sensibilidades respiratórias, já que o aposento certamente apresentará mais poeira e sujidades em suspensão no ar.

Você pode fazer um preparado de cravo para limpar as paredes, bancadas, dentro e por trás dos armários e eliminar as traças. Para isso você deve ferver por cinco minutos uma xícara de água com 20 cravos da índia, em seguida desligue o fogo e retire os cravos, acrescente uma xícara de álcool.

As condições ideais para atratividades dos insetos são objetos que contenham celulose, locais úmidos e escuros. As traças da ordem Lepidoptera vivem cerca de 6 meses. Já as da ordem Thysanura podem viver até 7 anos.

LIMPE DENTRO E ATRÁS DOS ARMÁRIOS

  1. Ferva 1 xícara de água com 20 cravos da índia por 5 minutos em fogo baixo.
  2. Vira um chazinho de cravo bem fraquinho.
  3. Desligue, retire os cravos e deixe esfriar.
  4. Acrescente 1 xícara de álcool.
  5. Guarde em um borrifador.
  6. Borrife nos locais onde tem traça.

A espiritualidade da Traça
Significa que alguém está se alimentando da sua energia.

Elas se alimentam de diversos materiais, como lã, peles, penas e outros tecidos secos de animais. Esses tecidos são constituídos principalmente de queratina, proteína que o homem e outros mamíferos não podem digerir.

As traças de parede são consideradas pragas urbanas, porque comumente são encontradas em grandes quantidades em residências e ambientes comerciais. Sua alimentação consiste, basicamente, de lã, penas, pelos e ocasionalmente de algodão, linho, seda e fibras sintéticas.

Ver traças no ambiente pode significar que a pessoa está sofrendo ataques energéticos, que alguém está se alimentando de sua energia, e ou vice-versa. Por isso o alerta: faça uma auto-observação e cuide de sua espiritualidade e energia.

Outra sugestão de como acabar com traças no teto é pendurar ervas secas, esmagadas ou em pó em locais próximos ao teto, como em estantes ou na parte superior do guarda-roupa. Pode ser alfazema, folhas de louro, cravinho, alecrim e tomilho. As traças não gostam do cheiro de ervas. Uma opção também é usar o capim-limão.

Um inseto pequeno e aparentemente inofensivo, mas capaz de devorar roupas, livros, estofados e alimentos. Assim é a traça, popularmente chamado de bichinho que come roupa.

Uma boa solução para evitar traças e cupins é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário. Elas ajudam a retirar a umidade da madeira e previnem o aparecimento das traças. Outra alternativa é a utilização de fórmulas atóxicas que espantam esses bichinhos.

Diferentemente das traças dos livros, as traças das roupas possuem um desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa, ou seja, dos ovos nascem as lagartas (fase jovem) completamente distintas da fase adulta (mariposa).

Traça, 'ash no original hebraico, de uma raiz que significa “cair”, como roupas comidas por traças caem em pedaços (Jó 4:19; 13:28; Isaías 50:9; 51:8; Oséias 5:12). No grego traça é ses (Mateus 6:19-20; Lucas 12:33). É feita alusão à destruição das roupas pelas larvas da traça-de-roupas.

  • Traça-das-roupas
  • Actias luna
  • Bicho-da-seda
  • Biston betularia
  • Traça-indiana-da-farinha
  • Lymantria dispar

Uma solução de álcool e vinagre pode ser muito eficiente para afastar as traças. Aplique a solução na superfície do colchão e faça a limpeza com um pano limpo. Lembre-se que pode ser usado apenas vinagre branco com água, mas nesse caso, a mistura deve apenas ser borrifada no colchão.

Como proteger as roupas
Para espantar as traças, pegue uma pequena quantidade (que esteja dentro de um saco plástico) e coloque junto das suas roupas em um ambiente fechado.