O que é bom para matar gambá?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Amônia, naftalina e alho são bons exemplos, já que o gambá detesta esses cheiros. Se quiser usar amônia, despeje um pouquinho em uma lata fechada, coloque um pano dentro dela e deixe uma pontinha para fora, em um buraco feito na tampa.

Os gambás são animais arborícolas ou terrestres e possuem hábitos noturnos. Durante o dia, geralmente, dormem no interior de buracos encontrados, por exemplo, em troncos de árvores.

Os gambás são animais de hábitos noturnos e não representam riscos ao seres humanos. A orientação é deixá-los quietos durante o dia, enquanto dormem. Geralmente, eles partem à noite por conta própria. Não agrida, nem tente espantar estes animais, eles podem ser atropelados na fuga.

Por meio da urina pode transmitir doenças como a leptospirose e por meio das fezes transmitem verminoses. Caso mordam podem transmitir a raiva. É importante desinfetar os locais onde o gambá tenha passado com água, sabão e álcool.

Os gambás são animais onívoros, alimentando-se, por exemplo, de invertebrados, como insetos e escorpiões; pequenos vertebrados, como filhotes de aves e cobras; frutas; ovos; carniça; e até mesmo lixo.

amônia

Gambás odeiam o cheiro de amônia, naftalina e alho. Caso você queira usar amônia, despeja um pouquinho em uma lata fechada, coloque um pano dentro dela e deixe uma pontinha para fora em um buraco feito na tampa.

O cidadão que encontrar um animal silvestre ferido ou em situação de perigo deve acionar a Guarda Ambiental do município por meio do telefone 153. Animais silvestres são protegidos por Lei Federal (Lei 9.605/1998) e devem ser respeitados.

Dependendo da região do país, os gambás também são chamados de Timbú, Saruê, Micurê, Sarigué.

Apesar de ser um animal de hábitos noturnos e ter as matas como habitat natural, os gambás são extremamente adaptados às cidades, conforme explica o sargento Claudecir da Silva, da PMA. Durante a noite é o período em que eles saem dos ninhos para se alimentar, mas nada impede que eles apareçam também durante o dia.

- O gambá é um marsupial de hábitos noturnos, ou seja, começa a caçar e coletar alimentos durante o período da noite.

Os principais predadores do gambá são os gatos-do-mato e o homem, que mata os gambás ou por ignorância ou por acidente (atropelamentos).

Quando se sente ameaçado levanta a cauda e as patas traseira e libera um jato de líquido fétido, produzido pelas glândulas localizadas no ânus.

Como defesa utiliza as glândulas que possui na região das axilas, liberando um forte odor que serve para afugentar predadores. Na época de reprodução, a fêmea libera o mesmo odor para atrair o macho.

Os gambás se alimentam de insetos e roedores: “São vitais para que outras espécies não venham a se tornar pragas urbanas”, alerta. Aqueles que matarem um gambá não só respondem por crime ambiental como estão passíveis de multa de R$ 500 por animal. A imprensa não apenas informa.

O bichinho bebum é atraído pelo cheiro. Ele bebe a terebintina e cai embriagado, bebaço, ficando impossibilitado de defender-se, ou seja, incapacitado de soltar aquele aroma que lhe é tão peculiar e que afasta as companhias indesejáveis, assim como os inimigos.

O ideal, caso você encontre o animal em situação de vulnerabilidade, sejam filhotes ou às vezes uma parceria machucada com filhotes ou próprio gambá mesmo machucado adulto, deve sempre ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Polícia Ambiental que eles vão efetuar o resgate desse animal, e é muito importante ...

A caça de gambá é proibida no Brasil, assim como o consumo da carne do animal.