O que é bom para limpar a boca com estomatite?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Pode-se fazer a limpeza utilizando gaze e água fresca ou escovação normal de forma cuidadosa. E a hidratação pode ser mantida oferecendo-se bebidas neutras e geladas, como água, iogurte e sorvete. Purês e massas sem muito tempero podem ajudar na alimentação.

Aplicar sal, água oxigenada ou até o bicarbonato de sódio diretamente na lesão é uma péssima escolha. Mas existem remédios que podem ser feitos em casa que melhoram as dores provocadas pela afta. A dentista indica alguns: “Bochechos ou chá com própolis e aloe vera ajudam a aliviar bastante os incômodos.

No entanto, o bicarbonato pode ajudar a curar a afta mais rápido porque aumenta o pH da saliva. O método mais correto de aplica é diluir 1 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo com água e fazer bochechos de 2 a 3 vezes ao dia.

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água.

Conhecido pelo seu poder de cicatrização, o extrato de própolis é uma ótima opção de tratamento caseiro para herpes labial. Com propriedades antivirais e regeneradoras, o ingrediente atua impedindo o crescimento das lesões, diminuindo o tempo de duração das feridas.

Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

Estomatite é perigoso? A estomatite geralmente não é perigosa. Entretanto, cada organismo funciona de uma forma, então existe a possibilidade de ter complicações. Um exemplo disso é quando a infecção afeta os olhos, afetando a córnea negativamente de forma irreversível.

Diagnóstico da estomatite herpética
Inicialmente, o diagnóstico da gengivoestomatite herpética leva em conta a aparência e a localização das lesões e os sintomas. Em alguns casos, pode ser necessário recorrer a exames de laboratórios para identificar o tipo do vírus ou determinar outras possíveis causas da doença.

De acordo com o Doutor Bruno Puglisi, a estomatite dura entre 7 e 15 dias e não há muito o que fazer, a não ser tentar aliviar a dor. A proliferação das aftas faz com que as crianças não queiram escovar os dentes. Assim, o mau hálito e o sangramento na gengiva acabam surgindo pela falta de escovação.

A estomatite viral é contagiosa por exemplo, sendo relativamente fácil de se transmitir ou “pegar”, através das gotículas de saliva ou do contato direto com a área afetada (beijo por exemplo), principalmente quando falamos do vírus do herpes (estomatite herpética).

Iogurte, sorvete, gelatina e suco de frutas não ácidas, como maçã e mamão, são boas opções. Dependendo do quadro podem ser administrados analgésicos para aliviar os sintomas, assim como antitérmicos, se houver febre.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Meio copo de água e uma pitadinha de bicarbonato, faça um bochecho e pronto! A mistura neutralizará a acidez da boca, reduzindo assim o surgimento das aftas e das cáries. Mas tenha muita atenção: a lesão em contato direto com o bicarbonato pode se agravar.

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca, que é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.

Por ser abrasivo, ele desgasta o esmalte dentário, provoca sensibilidade e aumenta a suscetibilidade a infecções da região bucal. Em situações mais graves, o produto ainda pode alterar o pH da boca, causar erosão dentária, contribuir para o avanço da hipersensibilidade e deformar a forma e a estrutura dentária.

Para quem não sabe, o bochecho de água com sal é uma forma de limpar a boca e combater muitos micro-organismos — já que estes podem ser os causadores da dor e desconforto. Se você não sabe como fazer, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água e bochechar por — pelo menos — 30 segundos.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

As opções incluem enxaguar a boca com uma solução de água salgada e bicarbonato de sódio; aplicar pedaços de gelo na afta e evitar alimentos ácidos ou condimentados até que ela desapareça; e escovar os dentes com cuidado para não agravar o tecido ao redor da bolha.

Frutas e vegetais fibrosos também têm a vantagem de proporcionar uma forma de expulsar as toxinas do corpo. Além de minimizar o estresse no corpo e comer muito peixe, carnes, frutas e vegetais, há outras coisas que poderá fazer para acelerar o processo de cicatrização.

Como forma de tratamento, destaca-se a higiene bucal adequada, alimentação menos ácida, com sucos naturais não cítricos, uso de enxaguatórios sem álcool; pomadas ou cremes e analgésicos devem ser prescritos pelo dentista e aliviam os sintomas de dor.