O que é bom para ligamento rompido?

Perguntado por: ggomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Na maioria das vezes, a ruptura de ligamento necessita de uma cirurgia para que o tratamento seja feito e o ligamento seja reconstruído. Nesse tratamento considerado comum, a recuperação da ruptura de ligamento pode variar entre 9 a 12 meses, dependendo do estado do paciente.

Independentemente do ligamento rompido, recomenda-se repouso e imobilização, além de uso de gelo e anti-inflamatórios e analgésicos. Nesse momento, a fisioterapia é muito importante.

Ligamento cruzado anterior ou posterior
Os aparelhos de fisioterapia podem ser úteis para facilitar a cicatrização e combater a dor, mas o fortalecimento dos músculos da coxa e da parte de trás da perna são muito importantes para acelerar a recuperação.

Mas alguns problemas podem ocorrer quando optamos por não operar o joelho após a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Pacientes que não operam o joelho mesmo com o joelho instável estão em risco muito aumentado de novos episódios de instabilidade, falseio, e entorse do joelho.

Segundo os autores, isso pode gerar diversos riscos, já que os músculos em questão são importantes para amortecer cargas e estabilizar as articulações. Desse modo, a deficiência poderia estar associada à osteoartrite e lesões secundárias. Portanto, os exercícios devem, sim, fazer parte da rotina.

Os medicamentos anti-inflamatórios mais comuns para dor no joelho são: diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno, piroxicam, meloxicam, tenoxicam, naproxeno, aceclofenaco, trometadol, etodolaco, indometacina, rofecoxib, parecoxib, celecoxibe, etoricoxibe, ácido tranexâmico, ácido mefenâmico, flurbiprofeno, ...

A ressonância magnética de joelho é o exame mais usado para o diagnóstico das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Além de identificar possíveis lesões desse ligamento, a ressonância magnética também é um bom exame para avaliar a articulação do joelho como um todo.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Por volta de 3 meses após a lesão deve ser possível correr. Mas antes de voltar a correr na rua você deve ter praticado na esteira e estar em acompanhamento com fisioterapeuta e ortopedista.

Em alguns casos, o uso da joelheira pode até mesmo permitir que os pacientes retomem a prática de algum grau de atividade física. Mas lembre-se: pacientes com lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e instabilidade idealmente devem ser tratados com cirurgia para a reconstrução ligamentar.

Em média, com 6 meses de pós-operatório é possível voltar a esse tipo de função. Se o seu trabalho ocorre em terrenos acidentados, depende de agilidade, deslocamento lateral… pode ser que você não consiga retornar até por volta de 9 meses após a cirurgia.

A reabilitação do ligamento cruzado anterior leva seis meses, em média, e o retorno pleno ao esporte deve ser gradual, após melhoria do condicionamento físico e sob a supervisão de um bom treinador. Para esportes de contato como o futebol, por exemplo, pode-se levar de nove meses a um ano.

O ligamento colateral medial (LCM) é o ligamento do joelho que mais sofre lesão. A sua função é estabilização do joelho contra o movimento em valgo excessivo. Já o ligamento colateral lateral (LCL) possui um papel de estabilização do joelho contra o varo excessivo. Você já ouviu falar de varo e valgo do joelho?

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é muito comum em atividades esportivas e, na maioria das vezes, requer cirurgia.

A fisioterapia pode ser iniciada logo após a ruptura do ligamento e o tratamento deve ser progressivo e diário, até que o indivíduo se recupere.

Além dos exercícios, o suplemento para ligamentos e tendões pode ser uma ótima forma de proteger essas estruturas do corpo. Afinal, tendões e ligamentos precisam de nutrientes como vitamina C, colágeno, proteínas, entre outros. Por isso, uma dica é suplementar com vitamina C, magnésio e minerais.

A reabilitação do ligamento cruzado anterior leva seis meses, em média e o retorno pleno ao esporte deve ser gradual, após melhoria do condicionamento físico e sob a supervisão de um bom treinador. Para esportes de contato como o futebol, por exemplo, pode-se levar de nove meses a um ano.

Nas lesões leves ou parcias, o indivíduo consegue andar e por vezes nem procura auxílio médico. Devido ao poder de cicatrização deste ligamento, após 4 a 6 semanas a dor praticamente desaparece, sem deixar sintomas.