O que é bom para intoxicação por produtos químicos?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Orientações gerais sobre intoxicação por produtos químicos

  • Em caso de contato com a pele: Lavar o local afetado com água corrente e abundante. ...
  • Em caso de contato com os olhos: lavar com água corrente durante 15 minutos.
  • Em caso de inalação: remover a vítima para local arejado.
  • Em caso de ingestão: não provocar o vômito.

Devido ao risco de SDRA, todo paciente com sintomas do trato respiratório após inalação tóxica deve permanecer em observação por 24 h.

Em casos emergenciais, a primeira opção é ligarmos para o SAMU (192). Mas muitos não sabem que existe um departamento específico para auxílios que englobam intoxicações: o Disque-Intoxicação (0800-722-6001), canal de comunicação criado em 2005 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nos casos de intoxicação por inalação:

  1. Remover a vítima para local arejado.
  2. Encaminhar ao serviço médico (pronto socorro ou hospital).

Quando a intoxicação alimentar é grave? Em casos mais leves, a doença é tratada apenas com repouso e ingestão de grande quantidade de líquidos. O consumo de sopas, maçã, cremes de legumes e proteínas leves como peixes e carnes magras contribui para a melhoria do quadro.

Veja 8 jeitos fáceis de desintoxicar o organismo

  1. Diminua o consumo de açúcar. Essa é a primeira etapa para uma desintoxicação eficiente. ...
  2. Comece o dia com água. ...
  3. Mexa o corpo. ...
  4. Beba muito chá ...
  5. Consuma alimentos orgânicos. ...
  6. Combata os efeitos da poluição. ...
  7. Limpe o corpo na sauna. ...
  8. Esfoliação.

Durante o período carnavalesco, as pessoas ocasionalmente esquecem a alimentação habitual e exageram no consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, provocando indisposições ou mesmo infecções intestinais.

  • Ingestão: carvão ativado; depois, como para inalação.
  • Contato com a pele: remover as roupas e lavar bem a região com sabão e água; depois, como para inalação.
  • Inalação: oxigênio, suporte respiratório, transfusão de sangue.

Tratamento da exposição aguda a gases irritantes
Broncodilatadores e oxigenioterapia podem ser suficientes nos casos menos graves. Trata-se obstrução grave das vias respiratórias com adrenalina racêmica por inalação, entubação endotraqueal. leia mais ou traqueostomia e ventilação mecânica.

De forma geral, os principais sintomas são: dores de cabeça; enjoos e vômitos; alergias; tosse; irritação e inflamação nas vias respiratórias ou nos olhos; queimaduras e coceiras na pele.

Alguns sintomas incluem: vermelhidão e coceira na pele, vômitos, febre, suor intenso e convulsões. Os agravantes das intoxicações podem chegar ao coma ou até a morte.

Tratamentos para intoxicação alimentar
O maior perigo da intoxicação é a desidratação. Por isso, água, água de coco, soros e frutas são recomendados à vontade.

O leite é uma substância de pH neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção.

Outros sintomas incluem: náusea, vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e cólicas, febre. Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias.

Sintomas como dor de cabeça, sede e boca seca estão normalmente associados a quadros de desidratação. Ela é causada pela perda excessiva de líquidos pelo organismo, por meio da diarreia e dos vômitos frequentes. Nesse caso, é importante que você reponha a água perdida pelo corpo.

— induzir a absorção rápida de leite ou leite de magnésia para acelerar a eliminação do produto tóxico via fecal; — iniciar, logo que possível, a reidratação da vítima com soro caseiro; — por fim, encaminhar a vítima para o atendimento especializado.