O que é bom para inflamação no umbigo?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Outras soluções que podem ser adotadas para a queloide no umbigo são as seguintes:

  • Injeção de corticoides;
  • Placas de silicone em gel;
  • Terapia compressiva;
  • Radioterapia;
  • Laserterapia;
  • Crioterapia;
  • Fita adesiva microporosa hipoalergênica.

O primeiro sintoma é uma dor em volta do umbigo. Seis a oito horas depois, esse desconforto migra para a parte inferior direita da barriga. Quem apresenta esses sinais deve correr para um pronto-socorro: pode ser apendicite, doença que evolui em questão de horas e pode levar à morte.

Onfalite é denominação para infeção da pele e tecidos moles do umbigo e regiões circundantes. Se não tratada, pode atingir uma maior área da parede abdominal e os tecidos mais profundos podendo evoluir para sepse neonatal.

É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Técnica para a cura de umbigo adequada
A partir desse conhecimento, realizar a cura de umbigo nada mais é do que imergir o coto umbilical até a sua base em uma substância antisséptica e desidratante. O produto mais indicado para a tarefa é o iodo, em concentração de 5% a 10%.

A cura de umbigo deve ser feita o quanto antes, com um desinfetante e um desidratante. Uma solução que tem sido utilizada com sucesso é a de álcool iodado, a qual pode ter uma diluição entre seis a 10%. O curativo deve ser feito todos os dias por três a quatro dias.

Dra. Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.

Sinais e sintomas
A doença localizada caracteriza-se por drenagem purulenta ou com cheiro fétido através do coto umbilical, associada a inchaço, vermelhidão e maior sensibilidade cutânea na região periumbilical. Em alguns casos pode ocorrer sangramento.

Quais as causas da dor no umbigo?

  • Infecções no intestino;
  • Infecções na bexiga;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Doença de Crohn;
  • Cistos nos ovários;
  • Prisão de ventre;
  • Diverticulite;
  • Pancreatite.

A maneira correta de limpar o umbigo do recém nascido é usando álcool 70%; lave bem as mãos antes de iniciar a limpeza do umbigo.

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

Caso o bebê apresente algum desconforto durante a limpeza ou haja secreção de cor amarela com mau cheiro ou vermelhidão ao redor da região umbilical, um profissional de saúde deve ser procurado.

Se o cordão soltar pus amarelo, apresentar mau cheiro ou se a área ao redor da base ficar vermelha e inchada, pode ser que esteja infeccionado. Seria aconselhável notificar o médico de seu bebê. A vermelhidão também pode ser causada pelo coto seco do cordão irritando a pele adjacente.

3A cicatrização do umbigo do bebê após a queda do coto acontece normalmente entre 7 e 10 dias, podendo variar de bebê para bebê. 4Quando a cicatrização demora demais para acontecer ou quando o umbigo do bebê inflama, é necessário procurar um pediatra para verificar as possibilidades de tratamento.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Hidratação:

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

A inflamação como causa de doenças
Mas, quando a inflamação ocorre pelos motivos errados ou se torna crônica, o dano causado pode ser perigoso. As alergias, por exemplo, desenvolvem-se quando, por erro, o sistema imunológico reconhece substâncias inócuas — como pólen ou amendoins — como se fossem perigosas.

Além do mau cheiro, um umbigo sujo pode desenvolver uma infecção — por causa da alta concentração de bactérias — chamada de onfalite. As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra", embora não seja algo comum. Limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros.