O que é bom para inflamação no canto da unha?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Para acelerar a cura, pomadas contendo antifúngicos (cetoconazol, itraconazol ou fluconazol) ou tacrolimos podem ser usadas, mas as pomadas contendo corticoides, como a betametasona, são as melhores opções se não houver infecção na lesão.

Micositan Phytomedicinal para Unhas Encravadas 30ml.

O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.

As frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa, são ricas em antioxidantes denominados antocianinas. Esses compostos possuem efeito anti-inflamatório e ajudam a manter o sistema imunológico funcionando de maneira adequada. Além disso, ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas.

Nebacetin. sulfato de neomicina, bacitracina zíncica.

Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias.

Frequentemente, uma unha inflamada necessita de tratamento com antissépticos e com antibióticos, caso o dedo esteja inflamado ou infeccionado. É muito importante procurar um médico dermatologista nesses casos. Ele poderá indicar alguma pomada para unha encravada contendo antibiótico caso haja alguma infecção.

Em sua fase inicial, a paroníquia aguda pode ser tratada com um antibiótico administrado por via oral (como dicloxacilina, cefalexina ou clindamicina) e banhos com água morna frequentes para aumentar o fluxo de sangue.

Em outros casos, pode ser indicado o uso de banhos de imersão (colocar de molho o pé afetado) em soluções contendo antissépticos ou em água quente com sal podem ajudar a reduzir a inflamação.

Em primeiro lugar, coloque o pé de molho em uma solução de água quente e sais de magnésio. Aqui o tempo ideal é entre 15 e 30 minutos. Esse período ajuda a deixar a unha mais maleável e fácil de mexer. Em seguida, pegue uma pinça e eleve a lateral da unha que estiver crescendo para dentro da pele.

Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

“Ela é utilizada contra dores articulares, como tendinite e bursite, desconforto muscular e de dente, inflamação de vias aéreas, como sinusite e dor de garganta ou cólicas”, exemplifica a farmacêutica Patrícia Moriel, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A água oxigenada prejudica a formação das fibras de colágeno importantes na cicatrização da ferida, além de roubar elétrons da proteína que recupera a pele. A limpeza de feridas deve ser feita apenas com água ou soro fisiológico.

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

O ibuprofeno costuma ser prescrito para o tratamento das dores de leve a moderada intensidade, principalmente para casos de dor de origem inflamatória, tais como artrites, dores traumáticas, inflamações dentárias, etc.

Gengibre
O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas.

O chá de cravo da índia ajuda a diminuir a dor e a inflamação por possuir eugenol na sua composição, uma substância com ação anti-inflamatória e analgésica, sendo uma boa opção para aliviar dor de dente ou gengivite, por exemplo.

Um panarício é uma infecção do tecido mole (polpa) na ponta dos dedos, geralmente causada por bactérias. Um panarício pode causar bolsas de pus (abscessos) dentro da ponta do dedo, que criam pressão e matam os tecidos adjacentes. A ponta do dedo fica bastante quente, inchada e rígida, com uma dor intensa e latejante.

A unha inflamada pode ser tratada com o uso de cremes e pomadas com antibiótico na composição, que impedem que a infecção e a inflamação se agravem. Assim, algumas pomadas com antibióticos como neomicina e bacitracina (Nebacetin ou Nebacimed, por exemplo) podem ser indicadas.

Eis algumas das medidas a adotar:

  1. Limpe e desinfete bem o local.
  2. Aplique compressas quentes várias vezes por dia.
  3. Aplique soluções tópicas e tome os medicamentos prescritos pelo médico.
  4. Em caso de abcesso, pode ter de se submeter a uma incisão e drenagem cirúrgica.