O que é bom para forrar cercado de porquinho da índia?

Perguntado por: rgalvao2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O meu cercado tem a melhor forração, a mais recomendada e que não deixa o porquinho fedido ou sujo:

  • Polionda ou uma lona grossa;
  • Duas camadas de toalha velha ou uma camada de tapete higiênico para cachorro — eu uso o tapete Tapete Higiênico Expet Blue Premium;
  • Por cima vem o soft;

Talvez ele queira roer o papel, mas não tem problema. Quando acabar o papel higiênico e o papel alumínio, use seus rolos para fazer tuneis de papelão. Eles vão roer, brincar e se esconder. Só lembre-se de cortar pedaços de rolo mais curtos que o corpo do seu porquinho, evitando que ele fique preso.

Leve a gaiola para uma área coberta, se possível.
Mesmo que você não possa levar os porquinhos-da-índia para dentro de casa, colocar a gaiola em uma área coberta os deixarão mais aquecidos. Além disso, eles ficarão protegidos dos predadores. Porém, o ambiente deve ter uma janela para receber luz natural.

Como forrar o fundo da gaiola

  1. Cama natural de Celulose.
  2. Mosaico para aves com cama natural de celulose.
  3. Rolo de Papel Kraft ou Semi-Kraft.

Aluminio

Aluminio para fundo de gaiolas.

Isso leva muitas pessoas a acreditarem que precisam fornecer iluminação durante a noite, o que não é necessário. Como o porquinho-da-índia adapta-se muito bem ao ambiente, consegue se divertir em qualquer situação, no claro ou no escuro.

no queixo – uma coçadinha no queixo, de maneira delicada com as pontas dos dedos, costuma fazer sucesso entre os porquinhos-da-índia; no pescoço e nas orelhas – muitos porquinhos-da-índia gostam tanto de carinho nessas partes do corpo que chegam a deitar a cabeça sobre a mão do tutor.

Quando os bichinhos estão satisfeitos e felizes, costumam dar uma variedade de guinchos, gargalhadas e grunhidos silenciosos. Junto com esses guinchos e gargalhadas frequentes, há uma variedade de outros ruídos bastante distintos que você pode ouvir de sua porquinho.

Outros brinquedos que eles possam roer também são fundamentais. Portanto, bolinhas de feno ou produtos feitos com materiais naturais são uma ótima opção na hora de escolher um presente divertido para oferecer ao seu porquinho-da-índia.

Só o cheiro e o contato visual já são suficientes para deixar porquinho-da-índia estressado. Para quem tem diferentes tipos de animais de estimação em casa, uma dica é mantê-los em cômodos separados, evitando o contato visual constante entre eles.

Se o seu roedor está recolhido num canto da gaiola, enrolado no próprio corpo, poderá ser um sinal de que está com frio. Para o bem estar do seu pequeno animal de estimação, é importante mantê-lo o mais confortável possível, proporcionando-lhe condições para ele se manter quente durante os dias mais frios.

O ideal é colocar a cama do animal em cima de uma tábua ou forrá-la com cobertores, para protege-los do chão frio. “Em relação ao banho, aconselho que diminua a frequência, prefira água quente ou banho a seco. Após o processo, é recomendado sempre utilizar o secador”, ressalta Mauger.

O material é produzido em tecido oxford.

Ajuda a absorver o excesso de umidade e dejetos presentes na gaiola. Fácil de limpar e substituir.

Utilize forro com jornal
Para evitar estresse no animal, uma dica importante é forrar o fundo da gaiola de pássaro com jornais, e diariamente trocar essa cobertura para eliminar os excrementos. Isso é útil, pois é uma forma de limpeza da gaiola sem ter que remover o pássaro ao manusear.

Dentro do viveiro já testamos piso liso de cerâmica, é relativamente fácil de limpar, mas algumas fezes colam de um jeito que exige força extra na vassoura ou mesmo baixar com uma escova ou bucha para esfregar. O último viveiro apostamos no cimento queimado – foi maravilhoso, é o melhor disparado de limpar.

Vários métodos são indicados e podem ser utilizados para manter as aves protegidas e até mesmo aquecidas durante um período de baixas temperaturas e em dias de frio fora do inverno. O mais comum e barato é cobrir a gaiola com capas protetoras (comercializadas), plástico, lençóis de algodão, mantas e edredons.

Na bacia da gaiola, você pode forrar com papel toalha, folha sulfite, folha de caderno, papel vegetal, papel pardo e granulomas higiênicos que vendem nos pet shop.

Ao contrário de outras espécies, como a chinchila ou os hamsters, os porquinhos-da-índia são animais diurnos, portanto dormem à noite e são ativos durante o dia.

O porquinho-da-índia, diferente de outros roedores, que só enxergam em preto e branco, também tem visão bicromática (vermelho e verde).