O que é bom para fazer banho de assento para candidíase?

Perguntado por: hcampos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

O barbatimão é uma planta medicinal que pode ajudar a tratar problemas de saúde. Ele atua no combate à proliferação de fungos que causam a candidíase e, por isso, pode ser utilizado para um banho de assento. 2 colheres de sopa de cascas de barbatimão; 1 litro de água.

Bicarbonato de sódio
O banho de assento com bicarbonato realmente reduz o prurido, ou melhor, a coceira.

Banho com camomila
A camomila é uma erva que possui propriedades anti-inflamatórias, e elas ajudam a aliviar a irritação e a coceira vaginal causada pela candidíase. Para usá-la você precisa colocar três colheres de camomila em uma bacia e adicionar um litro de água quente.

O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e contribui para o reequilíbrio do pH vaginal. Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre de maçã com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Banho de assento com vinagre
O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e também ajudando a aliviar os sintomas da cistite (infecção e/ou inflamação da bexiga). O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal.

Banho de assento com vinagre
Ele também atua de forma parecida ao bicarbonato de sódio, deixando o local inapropriado para a proliferação de fungos e bactérias. Para preparar o banho de assento, coloque meia xícara de vinagre em um litro de água quente, e fique de 15 a 30 minutos.

E para tratamento da candidíase? O tratamento de infecções por cândida depende do tipo e gravidade da infecção, bem como dos fatores de risco do paciente. O tratamento pode incluir atuação nos fatores de risco, medicamentos tópicos, comprimidos ou até antifúngicos na veia nas infecções mais graves.

O método consiste em se sentar em uma bacia cheia de água fria ou morna por cerca de dez minutos. Na bacia, ainda podem ser adicionados folhas de plantas, argila e pequenas quantidades de óleos essenciais. O banho de assento com vinagre, por exemplo, ajuda a regular o pH da região íntima.

“Caso a imunidade continue baixa, a mulher continue estressada, com uma alimentação inadequada, usando roupas molhadas, a candidíase volta a aparecer. Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista.

O melhor a se fazer é esperar até o fim do tratamento para retomar a vida sexual. Lembre-se que o sexo também pode ferir a região que já está sensível pela infecção, causando mais incômodos para você.

Use água e sabonete de PH neutro sem cheiro. Enxágue bem; Mas não esfregue muito a vulva, a parte externa do aparelho genital feminino, ao lavá-la.

O creme vaginal candidíase deve ser utilizado durante 3 dias consecutivos. Para as mulheres e pessoas com vagina que preferem um tratamento mais longo em comparação ao tratamento de 1 dia. O tratamento é fácil de usar em casa e os sintomas de irritação devem começar a desaparecer em pouco tempo.

"Água e sabão é a recomendação universal para cuidar da região. Sendo que o sabão líquido é mais higiênico do que o em barra e o suprassumo é o sabonete de glicerina, que também é recomendado para os bebês.

No caso de limpeza rotineira, é recomendado que o banho de assento com bicarbonato seja feito duas ou três vezes por semana. No entanto, se você for fazer o banho de assento para candidíase, indica-se que a prática seja aplicada pelo menos duas vezes ao dia, enquanto persistirem os sintomas da doença.