O que é bom para excesso de gases?

Perguntado por: aaguiar7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Para essa situação, uma boa saída é optar por um remédio antigases. Os antigases ou antiflatulentos têm como principal representante a substância dimeticona (ou simeticona). Ela diminui a tensão dos líquidos digestivos no estômago e no intestino, dificultando a formação ou rompendo as bolhas gasosas.

Dulcogas. Aquilea Gases com funcho, erva-doce e cominho. Neo Peques. Nutira Forte.

Em outras palavras, a atenção deve ser redobrada quando a instalação de gases é abrupta ou quando há perda de peso, presença de sangue nas fezes ou sensação de “gás” no tórax.

“Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Engolir o ar em excesso
A principal causa do excesso de gases no estômago é engolir o ar. Mas quando isso acontece? Alguns hábitos que contribuem para engolir mais ar são 1: tomar bebidas com gás (refrigerantes, principalmente);

Nesses casos, o melhor tratamento é mudar os hábitos alimentares. Beber bastante água, comer somente o necessário e evitar alimentos que produzem gases como feijão e repolho são as principais recomendações. Deve-se ainda evitar alimentos de difícil digestão como a carne vermelha e bebidas gaseificadas.

(chá) de gengibre

Gengibre - Ideal para quando a comida pesar no estômago, pois melhora a digestão e ajuda a reduzir a produção de gases. Coloque uma colher (chá) de gengibre ralado em uma xícara de chá de água quente, abafe por dez minutos e coe. Erva-doce - Ajuda a minimizar os gases já formados, que causam inchaço e até cólicas.

Como desinchar a barriga: passo a passo

  1. 1 – Hidratação. De acordo com a especialista, é necessário beber de dois a três litros de água diariamente. ...
  2. 2 – Exercício físico. ...
  3. 3 – Organize sua alimentação. ...
  4. 4 – Como desinchar a barriga: evite alimentos com lactose. ...
  5. 5 – Cuidado com excesso de sal ao preparar os alimentos.

Doenças que podem causar gases

  • síndrome do intestino irritável;
  • intolerância à lactose;
  • doença celíaca;
  • gastroenterite aguda;
  • insuficiência pancreática;
  • entre outras.

Todos os gases exceto o oxigênio, são asfixiantes. Grandes vazamentos mesmo de gases inertes, reduzem o teor de oxigênio dos ambientes fechados, causando danos que podem culminar na morte das pessoas expostas. Assim, em ambientes confinados deve-se monitorar constantemente a concentração de oxigênio.

LUFTAL é indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. O acúmulo de gases no estômago e no intestino chama-se flatulência, que causa desconforto abdominal, aumento do volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen. A eliminação dos gases alivia estes sintomas.

Consumir alimentos naturais e ricos em fibras, como vegetais e cereais integrais, contribui para uma produção saudável de gases. Além disso, ajuda o metabolismo e a saúde das células intestinais. Consumir chás após as refeições também ajuda a reduzir o desconforto causado pelos gases.

A dor causada pelos gases pode estar acompanhada ainda de arrotos, azia e rigidez abdominal e, geralmente, some em algumas horas ou dias. Em caso de persistência, é importante procurar auxílio médico.

Alimentos ricos em gorduras ou frituras, além de bebidas gaseificadas e alcoólicas, também aumentam a percepção de estufamento.