O que é bom para estomatite caseiro?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 1 de junho de 2023
3.9 / 5 15 votos

Qual remédio caseiro para afta na boca é bom?

  1. Aplicar leite de magnésia. ...
  2. Enxaguar com água e sal marinho. ...
  3. Colocar gelo na úlcera. ...
  4. Usar saquinhos de chá de camomila ou lavanda. ...
  5. Considerar suplementos para deficiências nutricionais. ...
  6. Experimentar remédios naturais como extrato de própolis verde. ...
  7. Utilizar cravo-da-índia.

Os bochechos podem ser feitos com uma solução feita com uma colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em um copo de água. Outra alternativa é diluir um pouco de água oxigenada 10 volumes em água e aplicar com um cotonete diretamente na afta.

O tratamento da estomatite leva cerca de 10 a 14 dias e envolve o uso de medicamentos que ajudam o organismo do paciente a combater o vírus da herpes. Pacientes que sentem muita dor devido às lesões ou apresentam febre também podem fazer o uso de medicamentos analgésicos ou antitérmicos.

O vírus que habitualmente provoca a estomatite vírica é o vírus da herpes simples (HSV-1). Todavia, mas com menor incidência os vírus da família Coxsackie também podem desencadear a patologia.

Pasta de Bicarbonato de Soda
Prepare quantidades iguais de bicarbonato de sódio e água. Misture-os para criar uma pasta espessa. Aplique esta pasta nas aftas e deixe-as secar. Quando a mistura estiver seca, faça um gargarejo, espalhe o produto pela boca e cuspa-o.

Aparentemente inofensivas no início, essas pequenas erupções precisam ser tratadas de imediato. Quando não cuidadas, as úlceras podem se alargar e formar feridas ainda maiores, se uma se conectar a outra. É preciso atenção para o pequeno não entrar em contato com fluídos que estejam contagiados pelo vírus.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Algumas pessoas aplicam o bicarbonato diretamente na região ferida, mas esse uso não é aconselhado, já que se trata de uma substância forte. Além de causar ardência, a aplicação direta pode causar piora na ferida. O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água.

Medicamentos

  • Com Betametasona (1)
  • Com Clioquinol (4)
  • Com Gentamicina (1)
  • Com Sulfato De Gentamicina (3)
  • Com Tolnaftato (4)
  • Com Valerato De Betametasona (3)

Deve-se evitar alimentos excessivamente salgados ou doces”, ensina o pediatra Victor Nudelman, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Diagnóstico da estomatite herpética
Em alguns casos, pode ser necessário recorrer a exames de laboratórios para identificar o tipo do vírus ou determinar outras possíveis causas da doença. Estabelecer o diagnóstico diferencial é de extrema importância para conduzir o tratamento adequado.

Estas lesões costumam desaparecer ao fim de 4-14 dias. Em situações mais graves (correspondentes a cerca de um em cada dez casos de estomatite), as lesões podem durar até seis semanas.

A nistatina é altamente ativa contra fungos do tipo levedura, incluindo o gênero Candida, e sua eficácia foi fortemente estabelecida em infecções por Candida, tais como estomatite, vulvovaginite e dermatite intertriginosa. É improvável que a nistatina cause efeitos adversos devido à toxicidade ou hipersensibilidade.

O tratamento, então, é baseado em analgésicos que certamente irão aliviar a dor e a febre. Também servem para facilitar a ingestão de alimentos e líquidos que, nesses casos, são rejeitados pela criança.

A tetraciclina, entre outros, constitui um antibiótico para estomatite bastante utilizado, exceto nos casos onde ainda se esteja a verificar a formação de dentes permanentes, sob o risco de os tornar mais escurecidos.

A doença está principalmente ligada a uma desregulação do nosso sistema imunológico. Entretanto, alimentos cítricos como abacaxi, kiwi, limão ou até mesmo tomate, podem desencadear o quadro de estomatite aftosa.