O que é bom para espantar siriri?

Perguntado por: oarruda . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Para afastar os insetos, acenda algumas velas de citronela ou incenso para perfumar o ambiente. O aroma de alguns produtos como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda pode ser responsável por afugentar os insetos.

Por que a fixação pela luz? Na verdade, os siriris sabem se locomover e se guiam pela luz natural, da Lua. Então a luz artificial acaba desviando o animal do caminho e eles ficam girando por ali.

Sálvia, alecrim, coentro, citronela, losna e tagetes são as melhores opções de plantas que repelem mosquitos. Isso porque elas possuem cheiros fortes que são bastante agradáveis para nós, mas que incomodam muito os insetos.

Durante a primavera é comum encontrar as Aleluias, ou Siriris. Você sabia que esse cupim com asas esta procurando locais para formar uma nova colônia? A primavera começou. O clima vai esquentando aos poucos e a umidade também aumenta.

Espantando cupins
Para se livrar dos cupins voadores, a primeira alternativa é a mistura de aproximadamente 500 ml de álcool, com cerca de 10 pequenas porções de cravinho da índia e óleo de andiroba.

Para acabar com os mosquitinhos de banheiro você deve manter seu banheiro sempre limpo, principalmente o ralo. Use CIF Banheiro, água e vinagre de álcool. Jogue essa mistura no ralo do banheiro e caso não elimine os mosquitos na primeira vez, repita esse processo.

Repelente contra pernilongo

  1. Pegue ½ xícara de chá de vinagre, ½ xícara de chá de água e 1 borrifador;
  2. Junte os dois ingredientes no frasco de spray e misture bem;
  3. Borrife próximo a janelas e portas para evitar a entrada de mosquitos.

Use uma camada generosa de casca de pínus, palha de arroz, serragem de madeireira, folhas e galhos triturados ou outra matéria orgânica seca e dura. Essa camada cobre a umidade e o adubo e complica bastante a vida do mosquitinho. Ele não vai querer se enfiar no meio daquele monte de material seco e desiste do seu vaso.

O siriri é o reprodutor que tentará se instalar em locais apropriados para iniciar uma nova colônia. Sendo siriris de cupins de madeira seca tentarão se instalar diretamente no interior da madeira. Se forem siriris de cupins de solo, procurarão o solo ou outro local que contenha madeira e uma fonte de umidade.

De onde eles vêm? Direto do cupinzeiro. Eles saem para iniciar uma nova colônia. Depois da grande revoada, que chama a atenção pela quantidade de siriris, o casal pousa no solo, perde as asas e procura por um abrigo para formar esse novo ninho.

Porém, após perder as asas, os cupins andam para um local seguro. E esse local pode ser um móvel, rodapé, trinca de porta ou algum objeto que contenha celulose. O corpo do cupim é tão fino e escuro que pode até se confundir com o chão, se este for escuro ou de taco, por exemplo.

Mosquitos odeiam lavanda. E você pode produzir seu próprio spray com óleos essenciais para o corpo, ou simplesmente aplicar algumas gotas na pele. Essa solução é também muito saudável para o corpo, já que você deixa de usar sprays químicos e cremes, evitando irritações e alergias cutâneas.

Como por exemplo, os alimentos açucarados.
Em suma, copos sujos, com vestígios de achocolatado e/ou outros alimentos em pó que contém açúcar em sua composição, também podem atrair os mosquitinhos da cozinha.

A receita é bem simples: Misture 5 gotas de óleo essencial de citronela com 1 colher de sopa de óleo de coco ou óleo de semente de girassol e coloque num recipiente com spray. Atenção! Depois que aplicar no corpo, lave bem as mãos para evitar o contato do óleo com os olhos.

“Têm algumas poucas espécies que chegam a comer madeira viva, algumas outras comem madeira seca bem dura, outras que se alimentam de madeira já em decomposição, e tem uma diversidade grande de cupins que se alimentam de húmus.

Alguns creem que encontrar cupins em sua casa pode significar que há uma ou mais pessoas com raiva pelas suas conquistas, ou seja, com inveja (o que dizem que também pode atrair traças).

Estes insetos saem de seus habitats para um objetivo, a dispersão e fundação de novas colônias que geralmente ocorre num determinado período do ano, coincidindo com o início da estação chuvosa.

O vinagre pode ser usado puro ou diluído em água, numa proporção de 1:1 (uma parte de vinagre e uma igual de água). Ele mata os cupins e previne a chegada de outros para recolonizar o local. Uma dica é fazer aplicações repetidas.

2º Dica: use vinagre puro ou misturado com água. Separe uma garrafa com spray e borrife no local onde os insetos estão instalados. Além de matar o cupim, o vinagre ajudará a evitar que outras colônias voltem ao local.

Continuar lendo Quem é o siriri?