O que é bom para espantar mutuca?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Outra recomendação importante é pulverizar repelentes caseiros em spray também por cima das roupas porque o ferrão do mosquito pode atravessar tecidos muito finos, chegando à pele.

  1. Repelente com cravo da índia. ...
  2. Repelente de óleo de eucalipto. ...
  3. Repelente de citronela. ...
  4. Repelente de alfazema. ...
  5. Repelente de erva de gatos.

Óleo de citronela

Óleo de citronela: planta medicinal e repelente que afasta mosquitos e pernilongos, além de ter um cheiro cítrico e agradável para os humanos. Dá para plantar em jardins, quintais e vasos; Óleo de lavanda: afasta pernilongos, moscas, pulgas e carrapatos.

A Anemia Infeciosa Equina (AIE) é uma doença causada por um retrovírus e transmitida pelo inseto hematófago conhecido como mutuca (tabanídeo), sendo observada nas últimas décadas a prevalência de 50% entre os animais de serviço no Pantanal brasileiro.

Então, assim que a pele é rompida, a ferida fica exposta a microrganismos que vão causar irritação, coceira e inchaço, tanto durante o tempo em que a fêmea estiver se alimentando, como depois, variando de acordo com a sensibilidade de cada pessoa”, diz.

Ao escolher um produto, prefira os repelentes à base de icaridina — como o Exposis — ou os repelentes vendidos na própria ilha — como o Citroilha. Repelentes comuns não são eficazes.

O remédio caseiro mais básico para picadas de mosquito é uma bolsa de gelo ou qualquer compressa fria. O gelo entorpece a área afetada, o que ajuda a reduzir a coceira e acalma a pele. Aplicar a compressa por cerca de 5 a 10 minutos deve ser suficiente para aliviar o desconforto, pelo menos temporariamente.

A picada causa, em geral, reações alérgicas que provocam inchaço e coceira. Esses sintomas costumam desaparecer em poucos dias.

Repelente caseiro com ervas: modo de preparo

  1. Ferva 200ml de água;
  2. Acrescente 3 a 4 colheres de sopa de erva;
  3. Mexa bem;
  4. Cubra a panela e deixe esfriar;
  5. Quando resfriar, coe as ervas e misture a água com uma xícara de hamamélis ou álcool;
  6. Por fim, coloque a receita num frasco em spray e mantenha a solução na geladeira.

Algumas plantas caseiras, como jasmim, arruda, alecrim e manjericão, são usadas para espantar mosquitos, por conta de seu odor forte e penetrante.

5 dicas para espantar mosquitos e pernilongos de casa:

  1. Vinagre de Maçã Se as lâmpadas da sua casa se tornaram chamariz de mosquitos, esta dica é para você. ...
  2. Limão com cravo. Corte um limão ao meio e espete cravos da índia em ambas as metades. ...
  3. Ventilador no chão. ...
  4. Tenha plantas em casa. ...
  5. Repelentes naturais.

Crisântemo
O crisântemo possui piretrina, uma espécie de inseticida natural, essa substância repele, além dos mosquitos, outros insetos, como: baratas, percevejos, pulgas, carrapatos, besouros e moscas.

As picadas de mosquitos causam sintomatologia discreta se o paciente não for atópico e sensibilizado. Picadas de borrachudos e mutucas, que são insetos diferentes, semelhantes a moscas, causam inflamação local devido ao fato de serem “mastigadores”, destroem o tecido e causam pequenas hemorragias no ponto da picada.

Pragas Urbanas
As mutucas são moscas de tamanho grande, cujas fêmeas alimentam-se de sangue, isto é, são hematófagas. Os machos alimentam-se de pólen e néctar das flores. As larvas desenvolvem-se na água e alimentam-se de outros insetos.

A origem da reação inflamatória alérgica é a saliva do borrachudo, que anestesia o local da picada e impede que o sangue coagule enquanto é sugado. Em seguida, vêm a vermelhidão, a coceira e o inchaço.

Afinal, enquanto o borrachudo é um mosquito, a mutuca se aproxima mais das moscas. As diferenças anatômicas também são evidentes. O borrachudo, embora também se pareça com uma mosca, é um inseto minúsculo. A mutuca, por sua vez, é grande e por isso mesmo facilmente identificável.

Além da sujeira e do calor, outro elemento que atrai os insetos é a água. “Os borrachudos têm um ciclo de vida de 21 dias e se reproduzem em água corrente que tenha sujeira. Por isso, eles são muito comuns perto de rios”, afirma Oliveira.

Para evitar picadas, o ideal é usar roupas compridas e, nas estações mais quentes, recomenda-se usar repelentes nas partes descobertas do corpo, como mãos, pernas e pés. O plantio de capim citronela próximo às residências e o uso de repelentes à base da planta são alternativas para afastar o inseto.

Em um litro de álcool hidratado, coloque cravo da índia seco e duas pedras de cânfora. Deixe que a mistura repouse por cerca de uma semana. Você pode utilizar o álcool de cereais ao invés do álcool hidratado, mas nesse caso a mistura deve repousar duas semanas, ou seja, o dobro do tempo.