O que é bom para espantar marimbondos?

Perguntado por: asiqueira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.

Inseticida alcance mata vespas e marimbondos 400ml labgard | Pontofrio.

Faça uma armadilha com uma garrafa de 2 litros e geleia.
Em seguida, adicione uma colherada de geleia à água e pendure a armadilha em um galho de árvore. As vespas e os marimbondos que entrarem na estrutura vão ficar presos e acabar morrendo.

Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.

Art. 29 – Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

Por serem insetos sociais (vivem em grupamentos divididos em castas com características morfológicas e funções definidas), os marimbondos costumam atacar em bandos quando se sentem ameaçados.

Erroneamente considerados como pragas em razão de suas picadas, abelhas, marimbondos e vespas são insetos sinantrópicos de grande importância ecológica por realizarem a polinização de plantas nativas.

insetos

DIETA: Os marimbondos se alimentam de insetos vivos e mortos. Eles paralisam a vítima sem matar para alimentar suas larvas. Nutrem-se também de néctar e pólen. HABITAT: Estão localizados tanto em ambientes de clima subtropical quanto tropical.

Deve-se entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental (contato: 3665-4770), ou Corpo de Bombeiros, para fazer a remoção do ninho.

Os bombeiros não retiram o enxame." Fazer fumaça, utilizar veneno ou jogar água não funciona para espantar as abelhas. "Pelo contrário, essas medidas vão deixar as abelhas ainda mais irritadas. Agosto, dezembro e janeiro são períodos de migração e as ocorrências de ataques aumentam.

À noite, quando os insetos já estiverem retornado para a casa, é o melhor horário para eliminar os ninhos de vespas e marimbondos.

“O marimbondo amassa a fibra com suas peças bucais e mistura com uma secreção, formando uma pasta que, quando seca, adquire consistência de papel”, explica a bióloga Laura Braga, que também destaca a função da estrutura. “Para essas espécies os ninhos servem para abrigar o adulto, os ovos e as larvas”, explica.

Muitas das vítimas são alvos de dezenas de ferroadas. Os médicos chineses alegam que 10 picadas deste tipo de marimbondo são suficientes para que uma pessoa tenha que buscar ajuda médica. A toxina dos ferrões também podem provocar choques anafiláticos mesmo em pessoas que não são alérgicas.

Paralelamente, o ninho ganhou uma proteção externa contra os maiores inimigos desses insetos alados: as formigas. Surgia, assim, a tribo Epiponini, cujos integrantes são conhecidos como marimbondos ou cabas.

Também é importante lembrar que você não pode cortar o local da picada, nunca chupar o veneno, não passar álcool e não tomar leite.

“Em caso de cachopas, colmeias de marimbondos e abelhas, que seja acionado o Corpo de Bombeiros via 193 para que seja feita a vistoria e posteriormente a retirada e captura desses animais ou até mesmo o extermínio se for necessário”, explica o Corpo de Bombeiros em nota.

Inseto da família Pompilidae, do gênero Pepsis, o marimbondo-cavalo é considerado o inseto com a picada mais dolorosa do mundo, segundo a "Escala Schmidt'', que classifica as ferroadas.

São sinais e sintomas comuns: mal-estar, ansiedade, sudorese (suor), prurido local (coceira), náuseas, tremores e vômitos. Nos indivíduos hipersensibilizados podem ocorrer urticária (alergia na pele) e broncoespasmo (dificuldade na respiração devido à contração da musculatura dos brônquios nos pulmões).

O inseto que possui a picada considerada mais dolorosa do mundo é o marimbondo-cavalo, que atinge o grau 4 na escala Schmidt.