O que é bom para espantar cobras do quintal?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

Vedar frestas e buracos em paredes e assoalhos; Animais como galinhas e gansos, em geral afastam a serpentes das áreas mais próximas as habitações e se alimentam de aranhas e escorpiões; Evitar plantas como trepadeiras muito encostadas a casa, folhagens entrando pelo telhado ou mesmo pelo forro.

Alho espanta cobra? Se o cheiro do alho espanta até vampiros nas lendas, acredite: ele também espanta cobras! Plantar alho no seu quintal é garantia de que esses animais vão ficar bem, mas bem longe.

Alho espanta cobra? Alguns estudos também relatam que, ao contrário do que se acreditava, o uso do alho para espantar cobras não costuma ser muito eficaz, especificamente no caso dos viperídeos ou víboras, que são bastante venenosas.

Basicamente, se você mora perto de uma área natural, provavelmente as cobras irão vagar pelo seu quintal. Não há muito o que fazer a respeito: as cobras podem ser atraídas para dentro de sua casa. Na maioria das vezes elas são atraídas porque precisam de 3 fatores principais para sobreviver: abrigo, água e alimento.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.

Urina de raposa, fumaça, combustível diesel e a mistura de naftaleno com odor felino, cal e sprays de pimenta são conhecidos por serem repelentes de cobra.

mês de maio

O mês de maio é conhecido na nossa região também como o “Mês das Cobras”. Com certeza você já ouviu isso de algum parente mais idoso. A percepção popular é de que as serpentes seriam vistas com mais frequência nesse período.

Este réptil não tolera o cheiro a naftalina, por isso espalhe algumas bolas de naftalina pelo jardim ou junto às entradas de sua casa. Como este produto tem tendência para evaporar com o tempo, repita o processo sempre que achar necessário. Como alternativa poderá usar querosene, creolina e óleo diesel.

Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas. Um jardim cheio de moitas e de plantas densas também atrai serpentes.

A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.

De fato, existem apenas dois países que não têm espécies nativas de cobra. Eles são a Irlanda e a Islândia.

Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, meias-canas e rodapé, além de utilizar telas e vedantes em portas, janelas e ralos, são outras formas de evitar a presença dos animais peçonhentos.

Elas costumam comer desde pequenos animais, como ratos, lacraias, aranhas e sapos, até bichos de médio e grande porte, por exemplo, as aves e mamíferos, como as capivaras. Essa é, inclusive, uma das curiosidades amplamente conhecidas sobre as cobras.

Para afastar as cobras é preciso manter a área ao redor da casa limpa. A cobra não deve encontrara comida nem abrigo. Isso evita que ela permaneça próximo da casa.

Ser seguido por uma cobra anuncia que você conquistará uma vitória considerada impossível. Ver uma cobra morta simboliza que suas disputas se aproximam do fim. Se for verde, ninguém prejudicará você. Se for azul, você tem grande energia espiritual.

Como estas serpentes vivem em mata fechada, nem sempre elas chegam às casas. Mas com as áreas tomadas pela lama, ou inundadas, as cobras procuram avidamente por um lugar seguro, aumentando a chance de se abrigarem nas casas ao redor.

A opinião é compartilhada pelo também biólogo, Selvino Neckel, que relata, ainda, o maior aparecimento desses animais nos últimos anos por dois fatores: o crescimento de construções no habitat natural do animal e a maior produção de lixo e entulho — o que atrai população de roedores, que, por sua vez, atraem cobras que ...

Pelo solo, a cobra consegue sentir os passos da presa. O ouvido é modificado pra ter essas sensações ampliadas, e a serpente consegue sentir a presença de potenciais predadores ou presas. “A cobra sente tudo pela língua.

E que a ocorrência se dá mais entre quatro e sete horas da manhã e entre 17 horas e 18 horas e 30 min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados.