O que é bom comer para endurecer as fezes?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Pão integral. Isso mesmo! O pão integral possui alto teor de fibras insolúveis e faz com que a formação do bolo fecal seja mais rápida.

O mais indicado, nesses casos, é procurar por atendimento médico para uma avaliação individual. Como são diversas as causas do cocô mole, é importante falar com um profissional que irá entender exatamente o que está acontecendo em seu caso.

Fezes moles x diarreias
Muitos fatores podem contribuir para a sua alteração, incluindo questões psicológicas como ansiedade, estresse ou nervosismo. A própria alimentação diferente ou hidratação em excesso também podem interferir nesse resultado.

Abaixo, veja os alimentos que deixam as fezes duras para saber o que evitar em quadros de constipação intestinal.

  • Alimentos ultraprocessados. ...
  • Laticínios. ...
  • Doces açucarados. ...
  • Carnes vermelhas gordurosas. ...
  • Cereais. ...
  • Frutas com casca/bagaço.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Geralmente, dura alguns dias e desaparece sem qualquer tratamento. Uma diarreia cuja duração seja superior a 4 / 5 dias pode ser sintoma de um problema mais grave e deve ser investigada.

Quando o alimento chega ao intestino, o hormônio liberado pelo corpo faz com que o movimento do sistema digestivo fique mais acelerado, gerando vontade de ir ao banheiro. Não se trata de uma condição ou doença, mas sim de um reflexo natural do corpo.

Já vimos que a diferença entre fezes moles e diarreia está, principalmente, na frequência. Portanto, pensando que o cocô mole pode, com aumento da frequência, ser "enquadrado" como diarreia, as causas aqui também podem ser infecções e problemas gastrointestinais. Por outro lado, pode ser sinal de que algo não caiu bem.

4 Remédios naturais para a diarreia

  1. Tente uma dieta líquida. Saber o que comer para parar a diarreia pode ser complicado. ...
  2. Mantenha alimentos simples, como o arroz branco. ...
  3. Remédio da diarreia feito de vinagre de maça. ...
  4. Beba chá de ervas.

8 alimentos para comer quando se está com diarreia

  1. Batata. As batatas são ricas em cálcio, ferro e aumentam a efetividade do sistema imunológico. ...
  2. Cenoura. ...
  3. Banana. ...
  4. Maçã (sem casca) ...
  5. Melancia. ...
  6. Carnes brancas. ...
  7. Arroz ou caldo de arroz. ...
  8. Sopa de legumes.

Sintoma recorrente em vários problemas gastrointestinais, a diarreia não costuma ser preocupante quando dura pouco tempo. Estima-se que entre a população, toda pessoa saudável terá pelo menos um episódio de diarreia aguda a cada 18 meses.

Fezes endurecidas e secas típicas da constipação ocorrem quando a peristalse está muito lenta e o intestino absorve muita água. Causas comuns de constipação: Baixa ingesta de fibra. Baixa ingesta de água.

O suco natural de caju também faz parte das comidas que prendem o intestino, devido à presença de taninos na sua composição.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

Idealmente, as fezes devem ter uma coloração marrom. Essa cor deve-se principalmente à estercobilina, um pigmento formado no fígado com a digestão da bile. Além disso, as fezes devem ser sólidas e um pouco alongadas.

Qual tipo de fezes é saudável? O tipo saudável é o 4, em que as fezes são consideradas normais e não ocorre esforço para evacuação.

camomila

Tanto a camomila como as folhas de goiabeira possuem propriedades antiespasmódicas que diminuem as contrações do intestino ajudando a reter a fezes por mais tempo e por isso podem ser utilizadas em caso de diarreia que já dura mais de 3 dias e sob orientação médica.

Portanto, é importantíssimo procurar um coloproctologista se a diarreia persistir por mais de alguns dias ou se houver outros sintomas associados, como sangramento retal, dor abdominal, perda de peso inexplicável, entre outros.

7 alimentos que prendem o intestino:

  1. Maçã A maçã, principalmente cozida e sem casca, é um dos alimentos que prendem o intestino já que essa versão apresenta uma baixa concentração de fibra.
  2. Banana. ...
  3. Farinhas brancas. ...
  4. Pão branco e torradas. ...
  5. Macarrão. ...
  6. Batata. ...
  7. Jabuticaba. ...
  8. Cenoura.

A maioria das pessoas terá entre uma evacuação de três vezes ao dia a três vezes por semana”, acrescentou May. “Em qualquer lugar nesse intervalo, consideramos normal.” Quando se trata de movimentos intestinais como medida de saúde, a frequência não é o único fator importante.