O que é bom para eliminar cisto no Ovario?

Perguntado por: igil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

De modo geral, as principais opções de tratamento para cisto no ovário são o uso de anticoncepcional ou cirurgia para retirada do cisto (nos casos mais graves).

Na maior parte dos casos a recomendação é para o uso de uma pílula anticoncepcional hormonal de uso contínuo, que inibe completamente a ovulação e, por isso, além de atuar como método contraceptivo, previne o surgimento de cistos no ovário.

Quando ocorre uma ruptura de cisto ovariano, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na pelve. Essas rupturas, por sua vez, podem ocorrer devido a um grande esforço físico ou relação sexual. Em alguns casos, pode haver sangramento vaginal, embora a ruptura de cisto, geralmente, não provoque hemorragias graves.

Na maioria das vezes, o cisto de ovário é uma formação benigna e que não tem potencial para evoluir para doenças malignas. Existem casos em que não é preciso tratamento, pois o cisto regride sozinho. Mas também pode ser necessário esvaziá-lo ou fazer a remoção cirúrgica.

Qual o tratamento indicado para eliminar cistos sebáceos
Por exemplo, para casos de cistos pequenos e superficiais, o médico especialista pode indicar compressas mornas na região afetada por até 15 minutos diariamente, até que o poro seja dilatado e o conteúdo seja expelido naturalmente.

Ocorre que o consumo de carboidratos simples e açúcares, quando não causam o problema, podem piorar muito essa condição.

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.

Cisto folicular
Forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.

Os cistos funcionais geralmente diminuem com o tempo, geralmente em 60 dias, sem tratamento específico. No entanto, os cistos funcionais podem ser divididos em cisto folicular e cisto de corpo lúteo. Cisto folicular: mensalmente, durante o ciclo menstrual, um folículo cresce no ovário.

Grande parte dos cistos está relacionada com as alterações hormonais menstruais e se resolvem por conta própria dentro de algumas semanas, sem qualquer tratamento. Porém, alguns cistos podem não ter relação com a ovulação, se desenvolvendo e crescendo com o passar do tempo, sem regredir, necessitando de tratamento.

Devido à desregulação hormonal gerada, a presença de cisto no ovário favorece a acne, a menstruação irregular e até a obesidade e a infertilidade. Além disso, a região em que ele fica apresenta sintomas como dor, ruptura e sangramento, como será detalhado adiante.

Os cistos podem desaparecer espontaneamente
Verdade. Dependendo do tipo, tamanho, idade da paciente e até mesmo alguns fatores genéticos, o cisto pode desaparecer espontaneamente, pois são chamados de cistos funcionais. Quando isso não ocorre, é necessário avaliar a possibilidade de retirá-lo cirurgicamente.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

O que causa cisto no ovário? A principal causa do cisto no ovário é a alteração hormonal que pode ou não estar associada ao uso de medicamentos hormonais. Mas ele pode surgir até mesmo durante o processo ovulatório natural, sem relação com essa alteração dos hormônios.

A maioria das mulheres não apresenta sintomas, principalmente se forem cistos pequenos, de 2 ou 3cm. Caso os cistos cresçam, existem alguns sintomas associados, como dor na barriga, aumento do volume abdominal, problemas urinários e intestinais, com dificuldade para evacuar.

Tipos de cisto de ovário
Surge quando a ovulação não acontece ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Normalmente, não apresenta sintomas e não necessita de tratamento. Seu tamanho varia de 2,5 cm à 10 cm e geralmente diminui no período de 4 a 8 semanas, e não é considerado um tipo de câncer.