O que é bom para dor no rim caseiro?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Evitar consumir muita proteína, alimentos com vitamina C e eliminar o sal da dieta; Tomar chá de quebra-pedra, que ajuda a evitar a formação de grandes pedras; Usar bolsa de água quente na região da dor.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  • Hidratação é fundamental.
  • Chá de salsa.
  • Uvas.
  • Suco de limão, laranja e melão.
  • Algas marinhas.
  • Alimentos ricos em cálcio.
  • Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  • Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Causas de dor no rim
Infecção dos rins (pielonefrite). Doença policística renal. Hidronefrose (obstrução da passagem de urina, resultando em dilatação dos rins). Trombose da veia renal.

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

De maneira geral, a dor nos rins pode ser acompanhada de:

  1. dor ao urinar;
  2. micção frequente;
  3. febre;
  4. urina amarelada, vermelha ou marrom;
  5. náuseas ou vômitos;
  6. urina com sangue e.
  7. urina com cheiro forte.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

Um exemplo são os produtos ricos em potássio, que pode ser danoso para pacientes renais crônicos. Geralmente eles são encontrados na banana, abacate, mamão, melão e uvas, além de grãos como feijão, ervilha e grão de bico, frutas secas e oleaginosas, chocolates e cafés.

Entre as ervas boas para preparar chá para desinflamar os rins estão o chá de Quebra-Pedra, o chá de Cana-do-Brejo, o chá de Alfavaca, o chá de Acariçoba e o chá de Mil Folhas.

Os alimentos que não se pode comer são sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce. Outros que também devem ser evitados são: amendoim, nozes, pimenta, marmelada, farelo de trigo, carambola, chá preto ou chá mate.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

O tratamento vai depender do tipo de nefrite e, por isso, no diagnóstico de uma nefrite aguda o tratamento pode ser feito com repouso absoluto, controle da pressão arterial e redução do consumo de sal. Se a nefrite aguda foi provocada por uma infecção, o nefrologista pode prescrever um antibiótico.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Água alcalina ajuda a regular o pH do sangue e faz bem para os rins.