O que é bom para dor de barriga e diarreia infantil?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

O melhor remédio quando a criança tem diarreia e dor na barriga é um antiespasmódico, como Buscopan Gotas, para aliviar as cólicas. A diarreia não deve ser medicada, pois o quadro se resolve em poucos dias. O recomendado é reforçar a ingestão de líquidos, como água, chás e soro caseiro7.

A dor abdominal aguda é um sintoma comum em várias patologias: gastroenterite, apendicite, infeção urinária, invaginação, adenite mesentérica, obstipação, úlcera péptica, pancreatite, patologia do ovário, litíase renal ou biliar, pneumonia, entre outras.

CHÁ DE CAMOMILA
Isso acontece devido à uma composição de fenólicos, que reduzem o estímulo no trato gastrointestinal, eliminando os gases e diminuindo as dores abdominais através dos chás para dor de barriga.

Hidratação. Em qualquer diarreia, o principal tratamento é a hidratação, já que a desidratação provocada pela perda de água nas fezes é a principal causa de complicações. Soluções que contenham água, sódio e glicose são melhores que aquelas com água pura, pois na diarreia perdemos não só água como também eletrólitos.

Amidos e derivados de amido fornecem uma alternativa terapêutica para o tratamento dessa alteração com uma gama de funcionalidade e potencial vantagem terapêutica. O amido tem dois destinos possíveis no intestino: hidrólise em glicose ou se não digerido fermentado no cólon.

Diarreia aguda nas crianças: o que fazer?

  1. O chá preto (fraco) açucarado;
  2. A água de arroz (cozer 2 colheres de sopa de arroz num litro de água, deixar ferver até a água estar reduzida a cerca de metade, retirar o arroz e completar o volume com água fervida até perfazer novamente 1 litro);
  3. O soro de hidratação oral.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

A diarreia infantil deve virar uma preocupação quando os sintomas apresentados são suficientes para considerar o quadro duradouro ou grave: seis a oito episódios de evacuação por dia ou diarreia com mais de dois dias de duração. Nesses casos, a ida ao médico é bastante recomendada.

A dipirona é indicada principalmente para aliviar dores intensas. Por isso, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto específico para dores na barriga.

Quando a dor do lado direito da barriga e perto da virilha começa e rapidamente se intensifica, acompanhado da interrupção do intestino levando o paciente a parar de evacuar ou soltar gases e inicia um quadro de febre, esses são sinais para procurar ajuda em um atendimento de emergência.

Chá de camomila
A camomila é uma das plantas mais populares quando o assunto é chá. Apesar de ter um cultivo maior na América do Norte, ela se difundiu de maneira extensa no Brasil e é usada para alimentar, perfumar e, claro, tratar diversos problemas, como as dores estomacais.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Amido de milho com limão
Para combater germes, aliviar dores e reequilibrar o pH intestinal, misture 1 copo de água filtrada com o suco fresco de 1 limão e 1 colher (chá) de amido de milho e beba em seguida.

Probiótico Floratil 200mg 6 Cápsulas
Floratil está indicado como auxiliar no tratamento de diarreias de diferentes causas e na restauração da flora intestinal.

O melhor remédio quando a criança tem diarreia e dor na barriga é um antiespasmódico, como Buscopan Gotas, para aliviar as cólicas. A diarreia não deve ser medicada, pois o quadro se resolve em poucos dias. O recomendado é reforçar a ingestão de líquidos, como água, chás e soro caseiro7.