O que é bom para diminuir o fluxo da menstruação?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Existem duas maneiras de diminuir o fluxo menstrual: por meio de medicamentos, ou pelo uso de contraceptivos hormonais. Segundo a dra. Rebeca, medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a controlar o fluxo. Eles são vendidos em qualquer farmácia, mas você nunca deve utilizá-los sem recomendação médica.

O ácido mefenâmico apresenta eficácia em reduzir o fluxo menstrual excessivo em pacientes com menorragia (Fraser et al, 1981).

A crença é antiga: bastaria misturar duas colheres de sopa de açúcar refinado em um copo de água, que a receita seria capaz de diminuir e até interromper o fluxo menstrual. Contudo, especialistas afirmam que a ideia não passa de mito, e não foram encontrados estudos ou evidências científicas que comprovem o fato.

Mesmo com poucos estudos apontando que o limão pode diminuir o fluxo menstrual, ele não chega a ter um efeito impactante na sua menstruação – e não há contraindicação para essa fruta tão gostosa e versátil.

7 alimentos que reduzem (muito!) os sintomas menstruais

  • FOLHAS VERDES. Coma folhas verdes escuras como couve, agrião, rúcula, espinafre, entre outras. ...
  • QUINOA E PIPOCA. ...
  • ABACATE. ...
  • CASTANHAS E SEMENTES DE CHIA. ...
  • BANANAS. ...
  • SEMENTES DE ABÓBORA. ...
  • FRUTAS.

Diminuindo ou interrompendo o fluxo. Tome Ibuprofeno. Tome uma dose três ou quatro vezes por dia, tomando cuidado para não exceder o máximo de dosagem dentro do período de 24 horas. Para a maioria das mulheres, esse remédio ajuda a amenizar a dor, e pode reduzir o fluxo menstrual em aproximadamente 50%.

Quantos absorventes é normal usar por dia? Bom, considerando que as mulheres usam cerca de 20 absorventes por mês e menstruam em média por 5 dias, podemos constatar ser comum usar no mínimo 4 absorventes descartáveis por dia.

Miomas, pólipos, doença inflamatória pélvica e outras condições na região reprodutora também podem ser a causa de um fluxo menstrual mais intenso. Às vezes esses problemas não apresentam sintomas aparentes, por isso é muito importante manter os exames preventivos em dia.

Antiinflamatórios não esteroides via oral (ex: ácido mefenâmico 500 mg 8/8h por 48 - 72 horas). Redução de 25 a 50% do fluxo menstrual e trata dismenorréia.

E o vinagre, pode “segurar” a menstruação? Recentemente, uma trend sobre o vinagre ter poder de atrasar a menstruação viralizou no TikTok. Contudo, de novo, não há estudos que comprovem isso. “O Vinagre tem características antioxidantes e anti-inflamatórias, leves e naturais.

Vamos falar a verdade: existem muitos mitos bizarros quando o assunto é menstruação. E um deles, que surgiu por aí, é se a menstruação para na água. Como mencionado anteriormente, a água não tem essa capacidade de fazer o sangramento desaparecer, ou seja, você continua menstruando.

Como fazer o chá de canela
Coloque um pau de canela em uma panela com água e deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Deixe amornar, retire a canela em pau e beba em seguida. Se desejar, adoce à gosto.

Algumas mulheres acreditam que o limão corta a menstruação. Consumir o chá do limão com o intuito de interromper o fluxo menstrual não oferece danos à saúde feminina. Porém, é importante entender que não existe nenhuma comprovação científica capaz de confirmar essa crença de que o suco de limão corta a menstruação.

1É difícil parar a menstruação já no primeiro dia, mas é possível usar regulador menstrual, feijão verde, vinagre ou remédios fitoterápicos para fazer parar temporariamente.

O Primosiston é um remédio indicado para interromper o sangramento do útero ou para antecipar ou atrasar a menstruação, pois contém dois hormônios na sua composição, a noretisterona e etinilestradiol, que são capazes de impedir a ovulação e a produção hormonal.

Os medicamentos mais usados são os anti-inflamatórios, que só são tomados durante o período menstrual , e os hormônios, que são tomados por um tempo mais prolongado, que pode variar de 10 a 30 dias ou mais. Importante saber que os hormônios devem ser evitados por pacientes hipertensas, ou com contra indicações.

Resumindo, o ibuprofeno pode ser uma grande ajuda no alívio das dores e do fluxo abundante, mas, como qualquer medicamento, implica precauções. Em primeiro lugar, deve sempre falar com o seu médico para perceber se é seguro utilizá-lo, no seu caso.

Medicamentos para cólicas menstruais
Os AINEs (anti-inflamatórios não esteróides), como o ibuprofeno, inibem a produção de prostaglandinas e a inflamação. Outros tipos de analgésicos de venda livre (sem receita) podem reduzir a dor, mas tendem a ser menos eficazes no tratamento de cólicas menstruais (12).