O que é bom para diarreia e dor de barriga?

Perguntado por: agomes9 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

E sabemos bem… quando a diarreia aparece, muitas vezes a rotina desaparece. Mas existe uma forma de combater esse problema: com a alimentação adequada.
...
8 alimentos para comer quando se está com diarreia

  • Batata. ...
  • Cenoura. ...
  • Banana. ...
  • Maçã (sem casca) ...
  • Melancia. ...
  • Carnes brancas. ...
  • Arroz ou caldo de arroz. ...
  • Sopa de legumes.

SENTE DOR NA BARRIGA OU TEM DIARREIA FREQUENTE? DESCUBRA SE PODE SER UMA INFLAMAÇÃO NO INTESTINO. Alguns sinais e sintomas podem estar associados a uma doença inflamatória intestinal (DII). Dores na região abdominal podem ter vários motivos, como prisão de ventre, gases ou, até mesmo, virose.

Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista. Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces.

A diarréia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. Causas: Os germes causadores da diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarréias é causada por vírus, bactérias ou parasitas.

- limão. Ferver um litro de água e deixar arrefecer, juntar o sumo de um limão, duas colheres de sopa rasas de açúcar, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e outra de sal. Durante a diarreia como já referimos é fundamental o aumento do consumo de líquidos, por isso as sopas são uma ótima opção.

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Diarreia aquosa como principal manifestação
A diarreia aquosa causada por intoxicação alimentar é normalmente provocada pela lesão da mucosa do intestino delgado pela própria bactéria ou por toxinas produzidas somente após a ingestão do germe.

O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.

maçã

A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada.

Frutas (maçãs sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão, pêssego); Água de coco, bebidas isotônicas, água filtrada ou fervida; Sucos (limão, maçã cozida, caju, goiaba coado); Carnes magras assadas, grelhadas ou cozidas (frango e peixe sem pele);

Em casos de intoxicação alimentar grave, a diarreia persiste por mais de três dias. Outro indicador preocupante é a presença de sangue nas fezes. Dor abdominal, dor de estômago ou dor na barriga são sintomas comuns da intoxicação alimentar.

No tratamento da diarreia aguda, a substituição de SRO com glicose por solução com alto teor de amilase de amido de milho reduziu a duração da diarreia em 55% e reduziu significativamente o peso fecal após 12h.

  • Chá de hortelã A hortelã é um erva amplamente utilizada em balas, chicletes e cremes dentais. ...
  • Chá de erva-doce. A erva-doce é uma planta de folhas longas e flores amarelinhas que produzem as tão famosas sementes de erva-doce. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de camomila.

A principal recomendação é tomar muito líquido – como água, água de coco, sucos, chás, isotônicos e o soro de reposição oral (disponível nos postos de saúde) –, manter uma alimentação leve e esperar que a situação passe. Refrigerante não deve ser consumido nesse caso.

A diferença básica entre diarreia e disenteria
Mas, o que diferencia uma da outra é, em especial, o aparecimento de sangue nas fezes. “Chamamos de disenteria quando, além da alteração na frequência e consistência, há presença de sangue e muco nas fezes”, esclarece a médica.

Fezes podem ser pretas, amarelas, verdes e até mesmo brancas
Da mesma forma, quando uma pessoa está com diarreia, as fezes tendem a ficar amareladas por causa do trânsito intestinal acelerado e da consistência aquosa do material.

Ciprofloxacino: 15 mg/kg a cada 12 horas, via oral, por 3 dias. Ceftriaxona: 50 a 100mg/kg, intramuscular, uma vez ao dia, por 2 a 5 dias, como alternativa.