O que é bom para diarréia de porquinho-da-índia?

Perguntado por: enovais5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Feno e ração de boa qualidade e verduras ricas em vitamia C são suficientes para o bichinho.

ivermectina

A ivermectina é um endectocida, um fármaco indicado para tratar e prevenir parasitas externos e internos em diversas espécies de animais, incluindo os porquinhos da índia.

Leve o animal para ser examinado pelo veterinário assim que ele manifestar sinais de doença. Ao adoecer, o porquinho-da-índia pode falecer rapidamente, em alguns casos dentro das primeiras 20 horas após o adoecimento. Caso note sintomas no porquinho-da-índia, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Mesmo assim, um porquinho-da-índia doente tem sintomas ou comportamentos anormais de movimento e lambedura, ou age de modo estranho com algum coleguinha que divide o espaço. Com isso, não hesite em procurar a ajuda de um profissional veterinário.

A maioria dos porquinhos só apresenta sintomas quando a infestação de vermes está muito grande. Sintomas mais comuns de verminose: Letargia, diarréia, perda de apetite, abdômen distendido e perda de peso. Esses sintomas também podem ser característicos de outras doenças.

O tratamento do Porquinho da Índia com diarreia deve ser acompanhado por um médico veterinário especializado nesse tipo de animal, principalmente quando envolve medicações. Oferecer alimentos de boa qualidade é uma forma de prevenção, por isso não economize na ração ou no feno do seu bichinho.

Para interromper a diarreia rapidamente, é importante aumentar a ingestão de líquidos para compensar a perda de água e minerais nas fezes. Você deve consumir alimentos como goiaba, maçã e banana, que promovem a formação de fezes e suprimem os movimentos intestinais. Outra ótima estratégia é tomar probióticos.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  1. Tiorfan;
  2. Avide;
  3. Magnostase;
  4. Passifuril;
  5. Imosec.

Administrar por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso, até o máximo de 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas. As dosagens poderão ser alteradas a critério do Médico Veterinário.

A resposta é sim! Essa droga também é uma das mais utilizadas na medicina veterinária, no entanto, devemos ter cautela.

Entre elas, estão as infecções provocadas por diferentes bactérias e vírus; o surgimento de cálculos renais e/ou vesicais; a ocorrência de traumatismos; a deficiência nutricional, devido ao uso de ração inadequada à espécie; e a falta de vitamina C (ácido ascórbico), que gera o escorbuto, doença cujos sintomas incluem ...

Alimentos que não podem comer os porquinhos-da-índia

  • Pão.
  • Sementes de girassol.
  • Sementes.
  • Aveia.
  • Cevada.
  • Uvas.
  • Salsa.

Um dos principais pontos dos cuidados do porquinho da índia é a sua alimentação. Lembre-se de sempre manter água limpa e fresca em seus bebedouros e varie seus alimentos. Uma ração específica para o animalzinho, vegetais frescos e algumas frutas. Seus dentes incisivos crescem continuamente.

No geral, os sons mais confundidos com choros são os gritos que esses roedores fazem. Por isso, lembre-se: um porquinho-da-índia chorando não vai emitir um som muito alto ou contínuo. Será um barulho repetitivo e mais baixo, enquanto o guinchar desses peludos é alto e direto.