O que é bom para desintoxicar um cachorro?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Disponível em farmácias veterinárias, trata-se de uma substância adsorvente que ajuda a evitar a completa absorção das toxinas pelo organismo do cachorro. “Por ter uma superfície porosa, ele atua aderindo às toxinas e aos venenos”, esclarece o Dr. Samuel Teófilo.

Cachorro intoxicado: pode dar leite e outros mitos
Entre os mais populares estão, por exemplo, a administração de leite e a indução ao vômito, feita pelo próprio tutor. Não caia nessa! Além de ser ruim para o organismo do pet, o leite pode agravar ainda mais a intoxicação.

Oferecer carvão ativado- O médico poderá esvaziar o estômago do pet fazendo uma lavagem gástrica e, depois disso, dar carvão ativado para desintoxicar e neutralizar qualquer toxina residual. Esse tipo de carvão serve para ajudar a retardar a absorção da substância ingerida.

Infelizmente, não existe um remédio para a intoxicação. Ou seja: é necessário aliviar os sintomas e esperar. Comer alimentos leves e beber bastante água é essencial para evitar o ciclo da doença. O maior perigo da intoxicação é a desidratação, por isso, água, água de coco, soros e frutas são recomendados à vontade.

O carvão ativado para cachorropode ser uma maneira de diminuir as reações, bem como uso de antitóxicos. O produto deve ser diluído até virar uma pasta. Esta solução deve ser administrada com uma seringa direto na boca do cachorro e só deve ser feita sob a orientação de um veterinário.

No consumo de chocolates, chás ou cafés, os indícios são de diarreia, hiperatividade, vômitos, tremores, taquicardia, fraqueza, hipertermia e intensa vocalização entre 6 e 12 horas após ingestão.

O carvão ativado para cachorro envenenado diminui a absorção de toxinas sem riscos para a saúde, por isso, pode ser um grande aliado em emergências. Mesmo que o quadro não seja de intoxicação, a substância não faz mal nenhum ao animal.

ENVENENAMENTO POR INGESTÃO Quando uma pessoa ingere substâncias tóxicas os sintomas são: náusea, vômito, dor abdominal, diarréia, salivação, muito suor e extremidades frias.

Principais causas
A intoxicação pode se dar a partir da ingestão de substâncias consideradas tóxicas para o organismo dos cães. Chocolate, uva, cebola, alho, abacate, entre outros alimentos são tóxicos para os pets e não devem ser oferecidos.

“Os principais indícios são apatia, depressão, falta de apetite, vômito, cólicas, ausência de fezes ou fezes com sangue. Caso o objeto seja tóxico, o animal terá ainda os sintomas de envenenamento, como vômitos, salivação excessiva e diarreia.

Cebola, chocolate, café, macadâmia e uvas são tóxicos para cães!

A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Modo de preparo do soro caseiro para cachorro
Despeje a água em uma vasilha de vidro; Adicione os ingredientes como sal, açúcar, limão e bicarbonato de sódio; Misture tudo com o auxílio de uma colher; Espere esfriar para administrar a dosagem correta de soro para o cão.

O carvão vegetal é um remédio para eliminar as toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. Além disso, o carvão também ajuda a reduzir os gases intestinais. Para que ele tenha efeito na intoxicação alimentar, é recomendado que seja tomada 1 cápsula de carvão vegetal por 2 dias!

O que fazer após o envenenamento
Você pode perguntar: “Posso dar leite, ovo cru ou água de quiabo?” A resposta é NÃO. Nenhum desses produtos são comprovados cientificamente que podem ajudar.

Por ser tão benéfico, será que cachorro pode comer folha de boldo ou chá todo dia? A resposta para essa dúvida é: jamais! Embora a utilização e o consumo tenham muitas vantagens, o boldo pode ser bastante tóxico tanto para os humanos, quanto para os animais.

Após quanto tempo o carvão ativado faz efeito no cachorro? O carvão ativado tem uma atuação rápida no pet. Em 2 ou 3 horas já é possível perceber alguns efeitos, pois ele consegue reduzir a concentração de toxinas no trato intestinal do peludo no momento que é ingerido.

Os sinais clínicos da intoxicação de cachorros variam de acordo com o tipo do produto ingerido. Eles podem ser leves desde a letargia, mal-estar, fraqueza até sinais gastrointestinais como vómito, diarréia e nausea. Dentre os sintomas mais severos podem ocorrer agitação, tremors e até coma.

Muitos fatores podem deixar um cachorro tremendo. Frio, excitação e estresse, por exemplo, são algumas das causas mais comuns. Porém, a tremedeira também pode significar algo mais sério, como um problema no sistema nervoso ou envenenamento por alimentos tóxicos.

“Diferentes partes de uma planta, em geral, apresentam diferentes substâncias químicas ou diferentes concentrações da mesma”, explica a veterinária. Sendo assim, se o seu cachorro comeu planta tóxica, o que fazer é procurar imediatamente um veterinário, independentemente da gravidade dos sintomas!

Como agir em caso de envenenamento:
Se você se encontrar longe de um profissional, dê carvão ativado diluído em água. Ele impede a absorção completa do agente tóxico pelo organismo, mas só funciona quando aplicado logo após o incidente. 2. Com uma luva cirúrgica, lave a boca do animal com água abundante.