O que é bom para desintoxicar gato?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Oferecer carvão ativado- O médico poderá esvaziar o estômago do pet fazendo uma lavagem gástrica e, depois disso, dar carvão ativado para desintoxicar e neutralizar qualquer toxina residual. Esse tipo de carvão serve para ajudar a retardar a absorção da substância ingerida.

1) Não pode dar leite para cachorro.
Não é indicado administrar produtos lácteos para cães e gatos pois este pode agravar o quadro que o animal se encontra, desencadeando quadro de diarreia e vômito”, justifica a médica veterinária.

Os problemas decorrentes das intoxicações podem ser graves, mas a maioria apresenta rapidamente vômito, diarreia, dor abdominal, apatia e podem até convulsionar. A morte pode acontecer em algumas horas, dependendo do que ele ingeriu ou da dose do remédio dado.

Carvão ativado pode ajudar a desintoxicar o pet
Disponível em farmácias veterinárias, trata-se de uma substância adsorvente que ajuda a evitar a completa absorção das toxinas pelo organismo do cachorro. “Por ter uma superfície porosa, ele atua aderindo às toxinas e aos venenos”, esclarece o Dr. Samuel Teófilo.

É possível encontrar soluções prontas em pet shops, mas se preferir fazer você mesmo, o soro caseiro para gatos leva os seguintes ingredientes:

  1. 1 panela;
  2. 1 litro de água mineral;
  3. 1 colher de chá de sal;
  4. 1 colher de sopa de açúcar;
  5. ½ colher de chá de bicarbonato de sódio.

Carvão vegetal ativado, um aliado em casos de envenenamento
Disponível em lojas como a Petz, o produto vendido em sachês é um adsorvente, isto é, uma substância que se liga às moléculas de toxinas, impedindo que estas sejam absorvidas pelo organismo.

O ideal é dar carvão ativado para o gato em até meia hora após a ingestão da substância tóxica, para aumentar a eficácia deste produto. A estimativa é que até 70% do veneno seja absorvido do trato gastrointestinal do bichano quando ele toma carvão ativado rapidamente.

Plantas com ação terapêutica, como lavanda (quando ingerida em grandes quantidades), calêndula, arnica, mirra, citronela (erva príncipe/lemongrass), boldo, entre outras, e algumas espécies de cactos, como orelha de Mickey, suculentas, também estão na lista e causam intoxicação, em geral, se ingeridas.

Gatos envenenados: Se você mora em uma região com bastante mato, preste atenção pois seu gato pode ter sido picado e envenenado por alguma cobra ou inseto, o soro caseiro também serve para gato envenenado mas ele precisará de tratamento médico urgente, o soro é apenas um ajudante mas não resolve envenenamento.

Sim, dipirona pode ser dada para gatos! Porém, é preciso ter cuidado: a dipirona é um composto fenólico e os gatos apresentam uma certa limitação para metabolizar essa substância. Em doses erradas, pode levar à intoxicação do pet.

Dentre os principais causadores de intoxicação em cães e gatos estão os alimentos, pesticidas, medicamentos, animais venenosos e peçonhentos, plantas tóxicas e produtos de limpeza.

Entre em contato com o veterinário e leve o pet a uma clínica veterinária de emergência 24 horas, o mais rápido possível. A lavagem estomacal deverá ser feita com urgência, para evitar sequelas no gato ou cachorro.

Receitas caseiras para cortar o efeito do veneno

  1. Dar ovo batido cru ao animal;
  2. Dar gema de ovo crua;
  3. Dar clara de ovo crua batida;
  4. Leite gelado;
  5. Oferecer quiabo cozido somente em água;
  6. Cozinhar o quiabo e dar somente a baba do quiabo;
  7. E dizem que quando o animal está babando ou tendo febre, pode-se dar Dipirona.

A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Não tente dar o carvão ao cão ou gato se eles estiverem desacordados. O risco de asfixia é grande. E já sabe, deu o carvão, corre para o veterinário!

Soro para gato desidratado
Além de consumir água limpa e fresca como tratamento da desidratação, é necessário reabastecer os níveis de eletrólitos para restaurar o equilíbrio do corpo. Você pode encontrar fluidos ou soros orais ricos em eletrólitos para gatos em algumas clínicas veterinárias e petshops.